Gerenciando conflitos na equipe

Qual líder ou gestor nunca precisou gerenciar, administrar um conflito? Tenho quase convicção de que todos.

Os conflitos nada mais são que divergências, atritos e discussões entre duas partes. O problema é que dentro da empresa, isso afeta o clima organizacional, ou seja, a satisfação dos funcionários e diretamente a produtividade da empresa. Por isso a habilidade de gerenciar conflitos dentro das empresas se tornou um dos requisitos mais procurados em líderes pelas empresas.

Em todos os segmentos a concorrência compete em termos de conhecimento técnico, inovação, processos mais eficientes e outros aspectos. É claro que todos esses pontos são fatores críticos para o sucesso de qualquer negócio, mas não esqueça, todos são afetados diretamente pelos recursos humanos. Ter uma equipe engajada, comprometida, talentosa e produtiva deixa qualquer empresa acima da média dos seus concorrentes.

As causas dos conflitos são diversas, as mais comuns nas empresas são: ambiente de trabalho excessivamente competitivo, diferença de gerações, diferenças de personalidades, escassez e diferenças na distribuição de recursos e principalmente falta de COMUNICAÇÃO. Está última é muito comum perceber nos momentos de mudanças onde a falta ou pouca informação gera medo e tensão na equipe.

Para combater um conflito na empresa, é necessário identificar urgentemente a causa e sempre com muita atenção, pois o real motivo do conflito nem sempre é o mais aparente, por exemplo, duas funcionárias da equipe de vendas discutem por uma determina venda, pois ambas acreditam serem “donas da cliente” o motivo real pode não ser a comissão em si, mas a percepção de falta de valorização pela empresa. Todo conflito prejudica os resultados da empresa, pois tira o foco da operação do negócio.

Sem dúvida nenhuma gerenciar conflitos é uma tarefa árdua para qualquer líder, pois para algumas pessoas sempre terá um lado ganhador e o lado perdedor. E corremos o risco do lado que se considerar perdedor ficar com ressentimentos. Daí ser crucial o líder sempre buscar o resultado ganha-ganha.

As técnicas mais eficazes de evitar e gerenciar conflitos são bem simples:

  • Estimule uma comunicação simples e assertiva no ambiente de trabalho
  • Busque sempre a causa do conflito
  • Faça pesquisa de clima organizacional semestralmente com sua equipe
  • Crie um sistema de gerenciamento de conflitos
  • Ao relatar os fatos use sempre o NÓS, afinal a solução será alcançada conjuntamente
  • Sempre busque o RESULTADO GANHA-GANHA

Os conflitos não têm só a parte negativa, pois alguns podem ser propulsores de transformações dentro das empresas. O mais importante DONADELAS é NÃO FUJA DOS CONFLITOS, RESOLVA-OS!

Artigos relacionados

Comentários