Rotina e seus conflitos

Temos falado nesta coluna semanalmente sobre liderança e vários aspectos do empreendedorismo e tenho certeza de que todas as empreendedoras concordarão que empreender é ter uma rotina, sem ter rotina. Isso mesmo! Afinal, sabemos exatamente o que fazer, mas a realidade todos os dias nos coloca desafios nas relações com as pessoas e é exatamente o que faz a rotina não ser rotina.

Normalmente o que nos faz sair do “sério” é o que chamamos de conflito o qual é responsável por fazer uma bagunça na nossa rotina. E o que é mais engraçado, vamos ter conflitos sempre na nossa rotina, afinal os debates são inevitáveis e com isso poderemos ter muitas dificuldades em administrar nossos negócios se não estivermos preparados para lidar com conflitos.

Claro que nem todo debate pode evoluir para uma discussão negativa ou “conflito”, afinal ter pontos de vista diferentes pode ser o inicio de resolução de um problema.

A questão é quando as discussões não evoluem de forma amistosa e respeitosa. E é por isso a importância de estar pronta para gerenciar qualquer conflito.

E QUAIS SÃO AS PRINCIPAIS CAUSAS DE CONFLITOS NOS NEGÓCIOS?

  • objetivos e metas divergentes
  • falta de informação
  • lideranças tóxicas
  • imposição de novas regras e restrições
  • abuso de poder
  • falhas de comunicação ou interpretação equivocada
  • estresse

Para você gerenciar esses conflitos é necessário colocar algumas estratégias em ação desde o início da sua operação, mas caso não tenha conseguido, sempre é tempo. Vou destacar algumas que tenho evidenciado eficiência nas minhas consultorias:

  1. É muito importante definir os VALORES do seu negócio. Não importa o tamanho da sua empresa, você precisa deixar muito claro e transparente a missão, visão e valores do seu negócio para as pessoas que trabalham com você.
  2. Conhecer muito bem sua EQUIPE. A melhor maneira de gerenciar diferentes humores, respeitar limites e as peculiaridades de cada membro da sua equipe. Se você tem na sua equipe aquele funcionário que gosta de provocar situações de conflitos, chame-o para uma conversa direta e assertiva, falando como isso compromete o clima e o resultado de todos.
  3. Ouça sempre o que as pessoas têm a dizer. Ouvir as queixas dos membros da sua equipe sem julgá-los é um dos pontos cruciais de uma boa gestão de conflitos.
  4. Manter a neutralidade. Nunca tome partido, ou seja, não tome lados na história, busque sempre fazer o que é melhor para o bem da equipe. Deixe claro que ninguém será privilegiado.

Ficar atenta a todas essas questões te dá mais probabilidades de ter sucesso nas resoluções de conflitos, mas caso ainda encontre dificuldades, lembre-se de se comunicar, falar com as outras pessoas sobre o fato e juntos encontrarão a melhor alternativa.

Excelente semana Donadelas!

Artigos relacionados

Comentários