Você está pronta para ser líder ou chefa?

Pode até parecer clichê, mas por incrível que pareça, no corre corre da rotina de todo dia, nós empreendedoras somos engolidas pelas diversas atividades e obrigações que precisamos enfrentar. E muitas vezes, não nos damos conta de quando somos líder e de quando somos chefe. Isso mesmo. Eu acredito que devemos ser os dois, o problema é saber quando ser uma ou outra.

Para esclarecer, a principal diferença entre chefe e líder é a relação de poder que o chefe exerce de forma autocrática sobre seus funcionários, e o líder, aquela pessoa que inspira outros a fazerem o que acham ser certo, independentes da pressão ou de situações alheias.

E exatamente por essa diferença, que acredito que é necessário estar pronta para as duas situações, afinal sabemos que gerenciar pessoas não é fácil, muitas vezes depois de utilizarmos todos os arsenais de ferramentas e comportamentos de uma excelente liderança, não conseguimos inspirar a todos e precisamos ter o pulso firme de chefia, porém, o que jamais devemos ter é a ARROGÂNCIA da chefia.

Caras leitoras, diante do exposto, insisto em dizer que o problema está em saber quando ser uma ou outra. Mas, antes de saber esse momento, você precisa primeiro ter certeza de que possui as competências e habilidades de uma boa líder, pois assim saberá se já esgotou seu arsenal de ferramentas e comportamentos, para só então colocar em jogo a CHEFA. Sim, afinal ser chefa é só exercer o poder do controle, mas lembre-se: as consequências desse poder podem ser devastadoras para o seu negócio, então antes da chefa entrar utilize muito a líder.

Nos últimos 20 anos, a liderança tem sido estuda profundamente pelos estudiosos da área organizacional e de desenvolvimento humano, mas sem dúvida nenhuma, nos últimos dois anos, com a pandemia, novas discussões sobre quais habilidades são melhores ou não para um líder de sucesso.

As habilidades mais relacionadas à liderança de sucesso são as soft skills (habilidades interpessoais). Eu penso que algumas delas se encaixam muito bem em um determinado segmento, e em outro nem tanto, o que não significa que não seja uma habilidade importante, apenas que será menos exigida naquela situação. Veja a seguir se você está preparada dentro dessa ótica para exercer plenamente sua liderança.

5 HABILIDADES PARA EXERCER UMA GRANDE LIDERANÇA

1. EMPATIA

Aqui quero falar sobre a ótica de se colocar no lugar do outro, mas não apenas no lugar dos funcionários, mas no lugar de todos os stakeholders (todas as pessoas impactadas pelas as ações do líder), ou seja, até os clientes. Um bom líder não promove um ambiente harmônico só com seus funcionários, um bom líder não permite perder clientes e muito menos transformar fornecedores em inimigos.

2. PENSAMENTO CRÍTICO

Esta competência é responsável em desenvolver um comportamento inovador e criativo nas equipes. Quando um líder avalia os efeitos e consequências de suas decisões, e questiona regras e políticas da empresa e/ou de seus superiores, ele está facilitando e melhorando o trabalho e resultado da sua equipe. E acima de tudo, sendo o exemplo de quanto é importante ter o pensamento crítico para o crescimento do todo.

3. PERCEPÇÃO AFIADA

Um excelente líder precisa ser capaz de perceber e antever as situações, tanto os problemas, inseguranças, medos dos seus liderados, quanto as oportunidades do próprio negócio. Nem todos nasceram ou foram criados em ambientes propícios para o desenvolvimento dessa habilidade, então se você ainda não a possui ou a tem muito pouco, a forma mais eficaz de exercitá-la é estar sempre aberta aos acontecimentos ao seu redor e ficar atenta aos estímulos enviados por seus funcionários, e informações do mercado como tendências e inovações que possam ser úteis ao seu negócio.  

4. ASSUMIR RESPONSABILIDADE

O líder precisa ser capaz de se responsabilizar por todas as suas decisões, junto aos funcionários, à direção, fornecedores e principalmente ao cliente, quando este for impactado. Ter responsabilidade não é só assinar um papel com uma ordem ou um e-mail com algumas diretrizes. É assumir todas as ações no antes, durante e depois, principalmente quando o resultado não era exatamente o esperado. Essa habilidade tem efeito motivacional na equipe, pois ela passa a se sentir segura para correr riscos e errar. E esse é mais um comportamento que promove a inovação.

5. EQUILÍBRIO EMOCIONAL

Não podemos confundir equilíbrio emocional com “cara de paisagem”. Esse comportamento “cara de paisagem” é do chefe, o líder fica feliz sim, comemora, fica triste, tem raiva, se emociona, tem medo, parabeniza, critica. O líder só precisa controlá-los, o equilíbrio emocional é reconhecer a emoção e saber lidar com ela.

Agora que você já conhece essas habilidades consegue identificar se está pronta para ser líder ou chefa?

Excelente semana Donadelas.

Artigos relacionados

Comentários