Principais estilos de liderança

Olá queridas Donadelas! Conforme combinamos no ultimo artigo, hoje falarei sobre os principais estilos de liderança. Lembre-se que eles são didáticos, pois tenho certeza que você vai se ver um pouco em cada um deles, logo tenha em mente que somos influenciadas pelo contexto e passamos a criar um estilo próprio baseado nas características que mais aprovamos de cada estilo.

O número de estilos varia bastante, têm autor que chega a classificar em até 19 estilos, mas nós vamos ficar com 5 estilos, os quais durante minha trajetória profissional foram os que mais experienciei.

LIDERANÇA AUTOCRÁTICA – Ênfase total no líder

Liderança autocrática é aquela em que o “chefe” é o centro de decisões e é bastante centralizador. O subordinado deve se contentar com ordens, com pouco espaço para questionamento ou sugestões. É um estilo que costuma causar insatisfação entre os colaboradores, desmotivando-os e deixando o ambiente mais sensível a conflitos.

LIDERANÇA LIBERAL – Ênfase total no liderado

A liderança liberal segue o pressuposto de que os colaboradores já são maduros o suficiente e não necessitam de um acompanhamento constante. Nesse estilo, o gestor se ausenta com frequência, não fornecendo tantas orientações nem feedbacks ao grupo. Ele acredita que deixar o grupo a vontade para a condução das tarefas, estimula a autonomia de seus membros. No entanto, a ausência do líder faz com que o grupo fique com poucas referências da qualidade do trabalho realizado, o que prejudica o desempenho geral.

LIDERANÇA DEMOCRÁTICA – Ênfase no líder e liderado

Neste estilo, o líder se mostra bastante participativo, ouvindo, oferecendo dicas e ideias quando necessário, esclarecendo dúvidas, dando feedbacks e auxiliando os membros do grupo a se desenvolverem e melhorarem no desempenho das tarefas. Esse estilo favorece um melhor relacionamento entre todos, uma vez que a comunicação flui com liberdade e as pessoas são incentivadas a se exporem sem críticas ou censura, o que leva os membros a serem mais responsáveis uns pelos outros. Esse ambiente favorece a maior produtividade com qualidade nas tarefas executadas. O líder tem uma preocupação genuína com a qualidade de vida do liderado.

LIDERANÇA COACHING – Ênfase na performance

Neste processo, o líder exibe um interesse verdadeiro pelo aumento de performance de seus subordinados, incentivando a cada membro no estabelecimento de planos de ação para assegurar a melhoria no desempenho. O líder acompanha a evolução individual e dá feedback para manter o liderado alinhado em relação aos resultados projetados.

LIDERANÇA SITUACIONAL – Ênfase na maturidade e situação

Liderança Situacional consiste na liderança que é moldada de acordo com a variação das situações apresentadas, ou seja, o líder tem a capacidade de adequar-se ao momento, conduzindo de forma efetiva seus colaboradores para que reajam positivamente, deem o seu melhor e alcancem os resultados esperados, de acordo com o contexto vivido. 

Nos últimos anos tenho dedicado meu trabalho em liderança e pude analisar que os lideres bem-sucedidos são aqueles que conseguem adaptar seu comportamento para servir/atender as necessidades de seus liderados. O que significa reconhecer a maturidade do liderado em relação a determinada situação. E esta maturidade vem com o incentivo de desenvolver comportamentos de liderança através de diversas ferramentas como, treinamentos, processos de coaching ou mentoria conforme o nível de performance do líder.

A forma como a liderança é exercida pode influenciar direto na produtividade do liderado e no clima da empresa.

Artigos relacionados

Comentários