Empreendedorismo com estilo

Desde que a série “Anitta, Made in Honório” foi lançada pela Netflix, tem dado o que falar sobre estilo de liderança, assédio moral e gestão de equipe. Na série, em muitos momentos, a cantora se comporta de forma muito negativa, grita ao telefone, usa palavras de baixo calão e perde a paciência facilmente com a equipe chegando muitas vezes a momentos de grande irritabilidade.

Conforme a cantora a série teve o intuito de passar para os fãs todo o esforço e trabalho exercido por ela, como gestora da própria carreira, e logo a série mostraria não só as qualidades, mas os defeitos também. Afinal, quem não os tem?

Momentos de pressão acontecem em quaisquer negócios, não só no mundo business, estamos todos sujeitos a reações similares às da Anitta, por tanto cuidado com excesso de cobrança ou até mesmo agressividade. No documentário é nítido o modelo de gestão autocrático da cantora, ela se mostra centralizadora, acredita que somente ela é capaz de fazer tudo certo e tomar as melhores decisões para que tudo seja sucesso sempre. Ela em nenhum momento demonstra confiança e reconhecimento pelo esforço da equipe.

Isso te parece familiar?

Tenho certeza de que sim, afinal um número considerável de empreendedoras começa seu negócio já no limite: limite de dinheiro, de tempo, de apoio, ou seja, no desespero de tudo ter que dar certo e rápido. Só ela sabe fazer do jeito que ela pensou, só ela sabe o que passou para chegar até aqui, mas cuidado! Esse comportamento autocrático faz com que as pessoas busquem resultados por berros.

O ideal é buscar um modelo de liderança mais democrático. Um modelo onde todos entendam a importância de dar certo e o propósito do negócio.

Para que você entenda bem a diferença, te convido a assistir depois do documentário da Anitta, o “HOMECOMING”, sobre a trajetória artística de Beyoncé. Nele em vários momentos você vê a cantora adotar o estilo democrático, mas em uma determinada cena isso é marcante, quando fala “ainda não está bom, mas vamos construir juntos”. É isso que um time espera do seu líder, orientação e participação no processo.

Existem vários estilos de liderança, mas os que se assemelham ao democrático, que procuram sempre buscar o respeito são os que mais obtem sucesso e economia de dinheiro para as empresas.

Lembre-se, equipe satisfeita, resultado conquistado!

Artigos relacionados

Comentários