Como inserir um novo produto que não sabemos se vai vender?
Às vezes queremos inovar, mas ao mesmo tempo precisamos vender. E cá entre nós, vender o que sabemos que o cliente gosta é fantástico e um ótimo vício, porque o dinheiro sempre irá entrar a partir dessas vendas, afinal esse é o propósito de ter aberto um negócio, não?
Eu tive loja por 15 anos. Uma loja de confecções, artesanatos e biojóias. Confesso que nos dois primeiros anos não sabia exatamente o que estava fazendo. Eu abri a empresa por identificar uma oportunidade, fiz o planejamento escrito, estudo de cenários de faturamento, etc. Tinha tudo anotado sobre os produtos que queria vender, comprei boas peças de excelentes fornecedores. Tinha tudo para dar certo, porém…
Nem tudo que eu comprei vendeu! Digamos que uns 10% dos produtos adquiridos teve ótima aceitação, 35% boa aceitação e o restante (55%), não vendeu quase nada.
Quando estamos no começo e isso acontece é natural, pois ainda estamos testando o negócio, mas e depois? Já sabemos o que vende, ok. Mas se não inserirmos novidades o cliente interpreta que paramos no tempo, os vendedores certamente ficarão desmotivados e o concorrente sem dúvida, vai avançar com algo novo. O desafio diário como empreendedoras é manter nossa empresa competitiva, e ofertar novidades é um forte indicador de inovação.
Então, como fazer para não ficar apenas repetindo pedido? Como inserir produtos novos? Abaixo eu listo algumas sugestões que podem ser aplicadas:
Se você tem vendedores, ouça primeiro sua equipe. Pergunte a ela o que vende, procure saber o máximo de informações sobre o que os clientes disseram, leve em consideração o retorno do cliente.
Cuidado com a recomendação anterior! Isso mesmo: seja criteriosa na escuta da equipe e do cliente. Quando a equipe diz por exemplo: “Estão pedindo muito essa camisa tamanho infantil.”, investigue isso. O que significa “pedindo muito”? Quantas pessoas por dia pediram? Faça anotações a respeito disso. Já aconteceu de eu acreditar nessa informação sem investigar e encomendei mais de 100 camisetas masculinas sem manga, e pasmem, se vendi 7 foi muito… ou seja, a equipe pode ter ouvido uma ou duas pessoas perguntarem sobre um produto, e depois repassam isso como alta procura. Pense bem, verifique quantos pedidos foram, tome nota, estipule um prazo de escuta dos clientes, só depois disso avalie se vale a pena inserir esse novo produto.
Insira produtos novos, mas faça o pedido mínimo. Nada de comprar um produto novo em grande quantidade só porque estava em promoção para você. Só invista nesse tipo de compra quando tem certeza da venda.
Visite a loja dos concorrentes. Vá pessoalmente ou entre no site (se tiverem), telefone para o concorrente, verifique o que tem de novo, preços, condições. Assim você vai ter ideia se esse produto será novo no mercado e também qual o preço de venda na concorrência.
Se o produto for mesmo muito diferente, tente negociar com o fornecedor uma experiência de 15 dias a 1 mês de teste na sua loja. Proponha uma compra por consignação para esse primeiro pedido. Assim você pode verificar se o seu cliente aceita essa novidade e a partir de então você já pode fazer um pedido mais calculado em termos de quantidade e modelos.
Porém, se com todas essas precauções, o produto não vendeu, não perca tempo: coloque-o em promoção, dê um jeito de fazer essa mercadoria vender e invista em novas peças. No próximo artigo, vou explicar alguns tipos de promoção que você pode fazer e que gera bons resultados para a empresa e equipe de vendas!
Até breve!
Comentários