Você sabe por qual motivo está aqui?

Foco, força e fé. Redes sociais afora, tal qual um mantra, lemos essa frase e suas variações. Registre aqui o alerta de sempre em terapia: a criatividade não marca presença diária tampouco se levanta diariamente com o vigor necessário para ter foco e caminhar rumo aos objetivos traçados.


Os hábitos, ou seja, o conjunto de ações aprendidas, a tão temida rotina, enquanto forma de agir ou de ser, merecem uma consideração em especial. Em 2006, a Duke University publicou artigo anunciando a descoberta que mais de 40% das ações das pessoas não são decisões e sim, hábitos. Você leu certo. Sistematicamente, ao longo da vida, estou lhe afirmando que o formato de organização de nossos pensamentos e rotinas/fluxos de trabalho e de atividades físicas regulares, impactam significativamente na saúde, produtividade, segurança financeira e felicidade.


Mais que captar a inquestionável funcionalidade, para você empreendedora, entender realmente como mudar um hábito seu no trabalho pode ser algo valioso, desde que você identifique como você se comporta.


Vamos ao exemplo: você delimita para si trabalhar, e inclua aí as mensagens por responder, até 19:00h. Novos contatos, mais fácil de dar retorno; clientes de longa data, menos difícil, afinal há uma proximidade e troca maiores. Uma, duas, três ocasiões e você, educadamente, conseguiu adequar e responder na ordem de recebimento de mensagens, com algo padrão engatilhado para envio automático de mensagens, como alerta de que em breve você ou alguém em seu nome dará o retorno. Em termos técnicos, conscientemente você definiu um horário. Ao repetir e sustentar a decisão tomada, novas decisões se tornaram desnecessárias pois o comportamento foi assimilado e automatizado.


Acompanhe meu raciocínio e pense no seu negócio: uma cultura organizacional em sua complexidade prescinde de fluxos de rotina testados incontáveis vezes, definir prioridades estratégicas e firmar como reagir aos acontecimentos que extrapolam ao dia a dia. A importância dos hábitos de seu negócio inclui, também, a autonomia dos colaboradores em tomar decisões sem solicitar a permissão a todo momento, facilitando o trabalho de todos os envolvidos.


Agora que você já aprendeu que os hábitos surgem, que podem ser alterados e que há um método para que sejam assimilados e refeitos conforme a sua necessidade, conta para mim nos comentários qual tarefa você pretende concentrar os seus esforços para administrar os momentos delicados ou de dificuldades?


Uma boa leitura e até a próxima sexta!

Artigos relacionados

Comentários