A trilha sonora da mente

Cara leitora, quero compartilhar com você um pouquinho do livro de Jon Acuff, A Trilha Sonora da Mente, no qual o autor trata sobre aquele turbilhão de pensamentos que nos invade diariamente. Turbilhão de pensamentos negativos que nos impedem de agir e alcançar nossos objetivos.

Imagine que você marca um jantar com amigos que não vê a muito tempo e quer colocar o papo em dia. E justamente neste dia o restaurante colocou uma banda ao vivo, com um ritmo extremamente barulhento e que não agrada nem a você nem aos seus amigos. E mesmo com este inconveniente, vocês tentam seguir em frente com a noite, mas ficou impossível, então decidem ir embora e procurar um lugar onde consigam ter uma noite como planejaram.

Esta atitude é muito óbvia, não é mesmo? Afinal, o objetivo do encontro era bater papo de forma alegre e descontraída em um ambiente agradável.

No livro Jon faz a correlação de que devemos agir da mesma forma com os nossos pensamentos quando eles nos impedem de atingir nossos objetivos em todos os aspectos da nossa vida. Tenho certeza que muitas vezes já se viu pensando demais no futuro ou remoendo demais o passado, ficando sem tem tempo para focar ou realizar no presente.

E como surge esse turbilhão de pensamentos e como driblá-los?

1. Pensar demais: esse é num hábito prejudicial, pois desperdiça tempo, criatividade e produtividade. É quase uma avalanche de inércia, ou seja, deixamos de fazer coisas no agora para ficar analisando, pensando e pensando como, quando e se… Um bom exemplo é a famosa promessa de ir para a academia com regularidade, que sabemos que qualquer coisa é motivo de trocarmos. Um bom truque para driblar o movimento de não ir é organizar as roupas, acessórios, tudo que vamos precisar, na véspera, isso nos ajuda a alcançar os resultados planejados.

2. Deixar o cérebro agir como idiota: é quando perdemos horas e até dias pensando em um mico que já passamos ou sobre aquela reunião na segunda-feira da semana que vêm. Na primeira ficamos reavaliando e julgando nosso comportamento e na reunião da segunda-feira ficamos imaginando mil maneiras de dar tudo errado, nunca TUDO dando certo. Daí o cérebro toma o comando com os pensamentos negativos cada vez mais. Assim acreditamos que aquela história ruim que vivemos nos define como incapazes sempre.

Como isso acontece no seu negócio?

 Simples, sabe quando as coisas não vão tão bem ou até mesmo quando está indo tudo bem e alguém sugere uma mudança e você responde: no primeiro caso, “hum, acho que vai melhorar” , e na segunda situação “mas, tá dando certo”. Em ambas as situações você tá perdendo oportunidades de crescer, melhorar os resultados, simplesmente porque está deixando seus pensamentos negativos agirem por você.

Nos momentos ruins é mais fácil sentir insegurança de mudar do que coragem, afinal coragem significa agir, e agir demanda esforço e comprometimento. Nosso cérebro busca informações e experiências que confirmem as coisas que já pensamos sobre nós. Vamos tomar como exemplo uma empreendedora do segmento do varejo que sabemos que sofre muitos altos e baixos. Em momento de crise, quando o fluxo de clientes diminui e as vendas caem, é comum seu cérebro ficar enviando mensagens como “você não é boa vendedora”, “você não entende desse negócio “, “acho que isso não é pra mim” uma venda que você perca só vai reafirmar que você não é boa mesmo. E a atitude mais fácil é desistir.

Empreendedora, acredite: o medo, a dúvida e a insegurança não exigem esforço do cérebro para agirem. Eles aparecem quase que automaticamente. Sendo assim,  o cérebro aumenta o hábito de pensar muito em coisas negativas confundindo traumas falsos com traumas reais ou acreditar naquilo em que já acredita. Por isso tome o controle de seus pensamentos e busque agir em vez de ficar só remoendo pensamentos. Seu negócio precisa de você no aqui e agora.

Que tal a partir de hoje não só cuidar da sua playlist do Spotify, mas cuidar da trilha sonora da sua mente?!

Coloque suas estratégias em prática e só a partir disso poderá afirmar o que dá certo ou não.

Excelente semana.

Artigos relacionados

Comentários