“Quem não se comunica se trumbica”

Abelardo Barbosa, o Chacrinha, podia ser prosa; pois essa sua frase adentra a pós modernidade, com a força de uma máxima. O “bordão” do inigualável comunicador continua mais do que atual! Empresas e pessoas que não souberem se comunicar, acabarão recebendo “humilhantes buzinadas”.

Em tempo de tecnologias disruptivas, transformações digitais, redes sociais; nunca fez tanto sentido realizar uma comunicação adequada, assertiva e diferenciada. A mudança paradigmática trazida pelo mundo da cibernética, tornou isso imprescindível!

De que adianta ter experiências e qualidades se ninguém conhece a você, ou seu negócio!?
As plataformas digitais estão aí para isso! As transformações digitais estão no seu momento de evolução. E, desconhecer este fato, é estar no “limbo”; correndo o risco de se tornar ultrapassado ou, quem sabe, esquecido, por falta de “acesso”.

As mídias digitais são um caminho sem volta! Ame ou odeie, mas use!

Em tempos de pandemia, a comunicação virou a mais valorizada das soft skills. Ela foi a mais citada pelos empregadores, como necessária e decisiva ao universo das contratações; seguida por gestão de negócios, resolução de problemas, ciência de dados, gestão de tecnologias de armazenamento de dados, suporte técnico, liderança, gerenciamento de projetos, aprendizagem online, e, aprendizagem e desenvolvimento de colaboradores (RH).

Mesmo quem não estava aberto a utilizá-la, viu-se obrigado – em maior ou menor medida, a desenvolvê-la por novos meios, ferramentas, tecnologias. A necessidade da comunicação ficou “patente” a todos. E, estar aberto a desenvolvê-la, é fundamental!’

Faça da comunicação, um espaço para que as pessoas possam conhecer sobre a sua história, experiência, conhecimentos. Pois, na velocidade das mudança; “adivinhar” sobre você e/ou seu negócio, é que não vai dar!

A não ser, é claro, que você vá continuar insistindo em levar “buzinadas” !

Artigos relacionados

Comentários