Liderando o Mindset

Na última década muitos especialistas e autoridades da área de desenvolvimento humano tem estudado os aspectos da liderança. Isso deve-se ao fato da grande demanda por parte das empresas por esse profissional ou pela necessidade dos empreendedores de liderar suas equipes uma vez que na maioria das vezes estes são profissionais que migram do modelo CLT para o empreendedorismo.

Esses estudos apresentam desde os estilos de liderança até as competências e habilidades, sendo estas técnicas e relacionais mais desejadas no mercado. Mas, queridas empreendedoras do Donadelas, eu quero tratar neste artigo outro aspecto ao qual venho dedicando meus estudos: tipo de MINDSET.

Conforme Carol S. Dweck, ph.D. que é considerada uma das maiores especialistas do mundo nos campos da personalidade, psicologia social e do desenvolvimento existem dois tipos de mindset, o fixo e o de crescimento. O que é mindset? Em uma tradução pratica é um modelo mental, que nada mais é do que a maneira como uma pessoa pensa.

Pessoas com o mindset fixo pensam que a inteligência é estática, têm desejo de parecer inteligente e assim tendem a evitar desafios, preferem ficar na defensiva e desistem muito facilmente. Esse tipo de mindset enxerga o esforço como algo inútil, afinal se já nascemos inteligentes para que esforçar-se? Também costumam ignorar os feedbacks “negativos” como forma de melhorar e crescer e sentem-se ameaçados pelo sucesso dos outros.

Já as pessoas de mindest de crescimento, acreditam que a inteligência pode ser desenvolvida, logo possuem desejo de aprender e assim abraçam desafios, não desistem fácil diante das dificuldades, enxergam o esforço como um meio para alcançar a excelência, utilizam a crítica para aprendizado e diferentemente das pessoas de mindset fixo encontram inspiração no sucesso dos outros.

O tipo de mindset que você possui influencia diretamente na forma de liderar sua equipe ou se você é empreendedora sozinha, a forma como você lidera o seu negócio. Como vimos acima pessoas de mindset fixo não são boas em motivar a criatividade, proatividade e relações colaborativas tão requeridas nos dias de hoje, assim como tendem a possuir verdades tão absolutas que podem perder grandes oportunidades em parcerias, novos modelos de negócios e até expansão de suas atividades. Então se deseja desenvolver uma liderança assertiva, produtiva e inspiradora desenvolva seu mindset de crescimento, pois temos os dois e cabe a nós decidirmos qual vamos utilizar.

Como líderes, ou vamos numa direção ou vamos em outra, espero que você vá na direção do mindset de crescimento.

Artigos relacionados

Comentários