É melhor ser líder ou liderado?
No último ano temos acompanhado através da mídia, o crescente número de profissionais que optaram pelo empreendedorismo, como resultado de toda crise sanitária que ainda estamos vivendo. É sabido que grande parte destes novos empreendedores o fizeram por questão de sobrevivência, não havia uma alternativa, o mercado não estava ofertando vagas o suficiente.
Agora, passados alguns meses, muitos desses empreendedores colecionaram dificuldades, dívidas, angústias e principalmente dúvidas se querem ou podem continuar a empreender. Com mais oferta de emprego no mercado de trabalho, alguns profissionais que não obtiveram sucesso empreendendo estão migrando para o mercado formal novamente. E isso ocorre muito pelo que já tratamos anteriormente, a falta de conhecimento e preparo destes empreendedores para empreender.
Semana passada, numa turma de mentoria, em uma das atividades, uma mentorada me afirmou, “É melhor ser liderada”. Então, perguntei à turma:
Líder ou Liderado?
Numa turma de dez pessoas, onde 70% são empreendedores, 60% afirmaram que se tivessem oportunidade de voltar ao mercado de trabalho mesmo como liderado, aceitariam. Isso nos fez analisar os prós e contras de trocar a liderança do seu negócio para ser liderado no negócio de outros. Começamos analisando o papel de cada um:
A importância do líder
Quando um profissional vira líder ele passa a ter atribuições muito importantes para o sucesso do negócio:
- Guiar a equipe
- Definir metas
- Elaborar estratégias
- Saber se comunicar com a equipe
Essas são algumas das atribuições da liderança, mas todas precisam conduzir a equipe com maior qualidade no que se propuseram, maior comprometimento, engajamento e foco nos resultados traçados.
É importantíssimo que o líder entenda, que no processo de liderança, o que se torna imprescindível são as pessoas, então ele precisa saber se comunicar com as pessoas de forma clara, assertiva e respeitosa, promovendo assim, o bem-estar dos indivíduos com quem trabalha.
Quando o líder sabe comunicar, fica claro para os liderados o que todos devem fazer e, fica estabelecido um bom canal para o diálogo claro e direto. Esse ambiente é o que consideramos de excelente clima organizacional.
Claro! Não esqueceram de dizer que o líder precisa ser empático, pois a empatia gera laços de lealdade e gratidão.
Mas, se vocês acham o líder tudo isso, por que não querer ser líder?
Algumas respostas:
“Não to pronta pra lidar com pessoas desse jeito” – AM – 39 anos, segmento moda.
“Passo noites sem dormir pensando nas contas que vão vencer” – JP – 41 anos, segmento de distribuição alimentícia.
“Faço, faço e não consigo aumentar o faturamento” – RD – 40 anos, segmento varejo.
As respostas nos levam sempre para o começo: falta de conhecimento, autoconhecimento e preparo para empreender, pois a responsabilidade final é do empreendedor.
O papel do liderado
As respostas aqui foram:
“Há, não tem responsabilidade.”
“Não paga os boletos.”
“Não tem que lidar com os conflitos e mimimis.”
“É só seguir o líder.”
Diferente do que a maioria pensa, o liderado tem um papel tão importante quanto o líder, afinal é ele que vai executar. O liderado, para ser um profissional de sucesso, precisa ter muitas das características que citamos acima, pois sem competências técnicas e relacionais, não conseguirá alcançar a excelência.
É responsabilidade do líder desenvolver o seu liderado. Muitos líderes reclamam da desmotivação de seus liderados e aqui vai uma dica pra vocês, os liderados são reflexos dos líderes. Quanto você tem verdadeiramente motivado sua equipe?
Ao final, concluímos que ambos os papeis têm sua importância, líder e liderado caminham juntos. E que o fato de hoje não estar pronto para liderar meu negócio não significa que não possa ficar e nem que preciso abandoná-lo.
Então CORAGEM! Busque conhecimento, persista e alcance o seu sucesso.
Denise Araújo é mentora de líderes, especialista em Psicologia Positiva, Gestão de Pessoas e apaixonada em trabalhar pelo desenvolvimento profissional e construção de uma trajetória profissional feliz. Seu perfil na Donadelas é @denisearaujo . Escreve nesta coluna semanalmente, às terças-feiras.
*Os textos de nossas colunistas são de inteira responsabilidade das mesmas e não refletem, necessariamente, a opinião da Donadelas.
Comentários