Como ser líder na nova economia
Os líderes precisam adaptar-se às mudanças ocorridas na economia após a pandemia.
Mas, o que é essa tão falada nova economia?
Especialistas e grandes nomes do cenário empresarial a definem como o ecossistema onde empresas do formato tradicional convivem ou melhor, dividem o consumidor com startups. E juntas promovem um grande desenvolvimento no Brasil.
Embora esse ecossistema já venha sendo construído a década com a pandemia a mudança das empresas para o digital e o foco direcionado para a inovação, cria um cenário onde a figura do empresário tradicional abre espaço para um novo modelo de líder: o empreendedor, uma figura inovadora, mas propensa a riscos e com uma nova forma de se relacionar com seu consumidor.
A empresa que já passou pela transformação digital ou já tenha nascido dela, possui sim algumas características especificas:
- O usuário é ator central na estratégia da empresa
- A informação é necessária para idealizar um produto ou serviço
- Propõe novos modelos de negócio para o consumidor
A nova economia permite testar, errar e começar de novo. Não há certo e errado, afinal a tecnologia é cada vez mais acelerada. A tecnologia passou a ser determinante para cada fase da economia.
E diante a tantas mudanças, as empresas ajustaram o FOCO. Pararam de produzir produtos ou serviços baseadas na sua expertise ou capacidade, agora focam nos desejos e necessidades do consumidor.
Com a liderança não foi diferente, as decisões agora mais do que nunca são pensando nos desejos e necessidades do consumidor.
Como a nova economia está fundamentada no empreendedorismo, a empresária não é necessariamente a dona das melhores ideias. Ela só precisa ter a mente aberta para buscar as novas ideias e que preferencialmente seja algo que faça sentido para o mundo em que vivemos.
E antes que você fique pensando que estou me referindo somente das Startups, pode ser em qualquer empresa, um dos grandes exemplos que temos hoje é o Magazine Luiza, que experimenta novos canais e novos modelos de negócio sem abrir mão do tradicional, ou seja, pensa com cabeça de empreendedor sempre buscando uma grande ideia.
E claro que nas empresas a estrutura de cargos (organograma) deixam de ser hierarquizadas para tornarem-se horizontais, pois assim as empresas ganham na agilidade e modernização de sua gestão.
Os líderes deixam cada vez mais de serem controladores de processos, afinal com processos menos rígidos o líder transforma-se em facilitador para suas equipes.
E quais seriam os comportamentos que não podem faltar no líder dessa nova economia?
- Humildade
- Mentalidade de aprendiz
- Dá o poder para a equipe
- Inteligência emocional
- Líderes do agora, entregar a liderança conforme a expertise e projeto
- Pensamento sistêmico
- Mindset de inovação
- Protagonismo
Como anda seu mindset? Você tem exercitado esses comportamentos? Aqui no Donadelas temos um time de especialistas que com toda certeza te ajudarão a desenvolver esses e outros comportamentos.
Excelente semana Donadelas!
Comentários