O mundo promissor das startups

Em alguns artigos atrás comentamos sobre o que é uma Startup e o quanto esse modelo de negócio vem crescendo.

Startup é uma empresa inovadora, constituída para ser um negócio escalável e concebida para resolver problemas relativos a melhoria de um produto, serviço ou mesmo uma necessidade de impacto social.

A cada dia nasce no Brasil milhares de empresas nesse formato. Algumas prosperam, outras não. Essas empresas iniciam com ideias que buscam atender a uma demanda reprimida de mercado. Como elas funcionam de maneira diferente das empresas tradicionais e, têm em sua essência a transformação digital, podem ser replicadas com o auxílio de tecnologias.

Misturando criatividade e inovação esse modelo de negócio está cada vez mais lucrativo no Brasil. Muitos aplicativos de alimentação, locação, transporte e, ultimamente, na área da saúde nasceram no formato de startup. Alguns deles duram até hoje e continuam rentáveis, como é o caso da Uber, iFood e outros.

Tendo em seu DNA a tecnologia e Inovação essas empresas são sempre mais ágeis, estimulam o aprendizado contínuo e operam em ambientes mais leves do que as empresas tradicionais.

No Brasil existem inúmeras startups lucrativas e que a cada dia apresentam um produto inovador. Podemos citar o exemplo da mais famosa delas o Nubank.

O Nubank foi criado em 2013 em São Paulo, com a proposta de ser apenas um cartão de crédito que não exigia renda mínima, não cobrava anuidade e a burocracia para ter acesso a ele era zero. Hoje a empresa oferece uma séria de produtos aos seus clientes, mantem o seu formato diferenciado e é uma das startups mais inovadoras e rentáveis do Brasil.

O iFood é outra startup que revolucionou o nosso formato de pedir comida delivery. Hoje ela é a maior empresa do segmento de delivery da América Latina. Seus serviços já se expandiram para entregas para farmácias, pet shops e assemelhados.

Para criar uma startup ou transformar a sua empresa tradicional em uma, não precisa aplicar grande monta de recursos financeiros. A empresa Quinto Andar pensando na dificuldade de muitos brasileiros em alugar um imóvel criou um aplicativo que conecta locatários e locadores. O app, além de promover rápida interação entre as partes, dispensa fiadores.

Outro segmento que vem crescendo em números e rentabilidade é o da saúde. Aqui no Maranhão algumas startups receberam aporte financeiro de investidores, para desenvolverem suas pesquisas. Em uma delas, a pesquisadora de óleos essenciais da mata amazônica e nordestina recebeu sinalização de investimentos de empresas internacionais. Tudo indica que será um negócio promissor.

Um exemplo consolidado e bem inovador na área de saúde é a Memed. O aplicativo auxilia na “verificação cruzada de alergias e interações medicamentosas, facilitando a adesão ao tratamento e melhora nos resultados de saúde”, conforme site da startup.

Hoje a Memed conta com o mais confiável e completo banco de dados de medicamentos do Brasil. Possui parcerias com médicos, farmácias, empresas de pesquisa na área da saúde, além de diversas operadoras de planos de saúde.

Muitas vezes a oportunidade está diante de nós e não conseguimos percebê-las. Precisamos estar atentos para identificarmos em que momento uma necessidade passa a ser uma oportunidade, para se criar uma empresa inovadora.

Sigamos atentas.

Artigos relacionados

Comentários