Carlinha acelerada, parte II

Semana passada conhecemos a Carlinha, uma entusiasmada empresária que acelerou demais e trombou com desafios em seu time. Essa pausa obrigatória a chamou de volta para o autoconhecimento, fazendo-a pensar sobre o crescimento dos negócios aliado às relações de bem-estar: para ela mesma e para as outras pessoas que são parte da empresa.

Carlinha lembrou que nunca foi de ter muita paciência mesmo. Sempre teve preguiça de gente que faz tudo com muita calma e agora, com o dia a dia tão corrido, ela aproveita as oportunidades com um certo atropelo.

Com seu jeito veloz, imprimindo a sensação de urgência, não percebeu o quanto isso estava virando uma pressão, invés de motivação. Ainda bem que o time decidiu dividir logo com ela, demonstrando o quanto também estavam interessadas em crescer na empresa, de maneira harmoniosa.

A “Biju pra você” se desenvolveu de maneira rápida e a liderança de Carlinha se construiu na prática. Ela é inteligente e entende que uma líder que não propõe soluções vira parte do problema. Decidiu fazer a reunião, ouvir o time e se colocar. Preparou-se com cuidado para que uma crítica não desmontasse a tranquilidade e escuta do grupo.

Confirmou o quanto é admirada por todas e viu que falhou porque não parou para se observar e observar o cenário que se desenhava bem à sua frente. Tinha um foco e foi.

Geralmente as pessoas de comportamentos acelerados tendem a ser impacientes, perfeccionistas e controladoras. Exigem do outro o que está dentro delas e isso pode acabar trazendo desconforto, se a comunicação não for boa. Ninguém é igual a ninguém. Nem tudo precisa ser do jeito da Carlinha, se os resultados forem o que estiver claramente estabelecido.

Carlinha e o time se reconectaram e tiveram boas ideias para que esse desafio fosse solucionado de vez:

– Criaram um plano de metas mensal e colocaram num mural bem criativo.

– O resultado esperado também foi desenhado, com a foto de todas juntas já comemorando essas conquistas.

– Decidiram fazer reuniões semanais para alinhar a comunicação e os processos. Nesse dia, antes do papo sério, elas combinaram começar o encontro fazendo exercícios de respiração e dançando juntas uma música bem animada.

A Carlinha da “Biju pra você” está feliz e o seu time também!

E a Carlinha empresária que mora em nós, já sabe que cuidar do autoconhecimento e manter bons relacionamentos é dica infalível para o sucesso.

Beijo beijo

Artigos relacionados

Comentários