A vida é tudo que acontece quando você se permite

Vou dar boas-vindas para 2024 rememorando a incrível lenda de Ícaro. Na mitologia grega, foi ele o garoto que usou penas de aves para voar, alertado por Dédalo, seu pai, no iminente perigo de chegar muito perto do sol, que o calor derreteria a cera que uniu as penas. Ícaro se desvencilhou das orientações e ousou voar alto o bastante até que finalmente derretessem, caindo no mar Egeu.

O mito de Ícaro deixou o legado de absoluto deslumbre pela liberdade do vôo e pela beleza do céu. Liberdade. Também, e não menos importante, a mensagem de seguir a orientação dos mais experientes, carimbados pela sabedoria da vida, muito além do letramento formal.

Para você que me acompanha aqui, vê nas redes afora a palavra Metaverso. Mas, sabe o que ela significa? Meta é prefixo grego que significa posição de mudança, intenção, mira. Verso é cada linha que compõe um poema. Daqui, convido você do metaverso virtual à escrita de cada linha da mudança a protagonizar a própria vida, no bom e no ruim, no metaverso real.

O que me move e me traz aqui? Pessoas, conectando sentimentos, encurtando fronteiras. Na psicanálise, se sustenta a ideia de que no silêncio cabem todas as palavras de todos os dicionários do mundo todinho, para que possamos levitar, ousar, delirar, imaginar, e por que não, recomeçar?

Por isso é tão valioso pausar e abraçar o presente, para abençoar o futuro. A vida mora nos detalhes. A partir deles, ela se constrói ou se destrói. Não curiosamente, os afetos também seguem essa linha de raciocínio. O ano é novo quando você generosamente abraça quem você é e como é.

Pode parecer raro, mas eis uma felicidade possível: Feliz ano novo!

Artigos relacionados

Comentários