A importância de importar-se com os outros

Nos últimos anos muito tem-se estudado e avaliado sobre os principais aspectos da liderança. Nos últimos dois anos com a pandemia, muitas ideias e tendências foram reavaliadas, afinal dizer que as empresas não se importavam com as pessoas não é uma verdade absoluta, as pessoas apenas não estavam no centro do negócio como estão agora, e a pandemia por diversos aspectos acelerou ainda mais este processo de trazer as pessoas para o centro da discussão nos negócios.

Quando falamos sobre importar-se com as pessoas ainda há uma grande resistência por parte das empresas, pois acreditam que focar no resultado ainda é o que fará alcançar as metas, confesso que não acho esse pensamento errado, mas não podemos SÓ focar no resultado, precisamos enxergar as pessoas, alcançar os resultados através das pessoas. E sempre que defendo essa ideia, me perguntam “mas esse mimimi não vai desfocar meu pessoal?”

Esse pensamento do mimimi é super entendível, temos toda uma geração de empreendedoras que foi criada para focar na meta e não deixar nada interferir, afinal disso dependia sua independência financeira e seu sucesso na vida.

A questão é que o conceito de independência financeira e sucesso mudaram, independência financeira hoje não é só ter muito dinheiro na conta, para alguns basta ter o suficiente para realizar o que deseja, acumular não é mais prioridade, e sucesso (nossa, esse mudou mesmo o conceito) para alguns jovens sucesso nem existe no dicionário, apenas aquela sensação de estar fazendo o que gosta, o que lhe dá prazer, basta.

Realmente importar-se com o outro nas fronteiras do seu negócio não é uma tarefa fácil, mas não impossível. E lembre-se que importar-se é diferente de respeitar, importar-se é mostrar que você realmente se preocupa com o outro. Claro que ambos, importar e respeito, são importantes para conquistar a confiança da sua equipe.

Tenho percebido que a dificuldade de demonstrar essa importância esbarra na questão tempo, pois é necessário investir nos funcionários e na trajetória profissional deles e isso demanda tempo, o que toda empresária reclama não ter muito, não é mesmo?!

Ah, e antes que você pense que é preciso investir muito dinheiro também, vou logo te avisando que não é sobre isso. Existem outras ações antes de investir financeiramente:

  • Interaja com sua equipe além do trabalho

Poxa, vou ter que sair com a galera agora? Se você se sentir bem com isso até pode vez ou outra, mas aqui é mais sobre trocar ideia sobre diversos aspectos da vida sem necessariamente ser só sobre o trabalho. Exemplos: pergunte como anda aquele parente doente, como anda o Pet, se está gostando daquele curso que resolveu ingressar, coisas do gênero.

  • Pergunte sobre as metas e os interesses de cada membro da sua equipe

É muito comum algumas empreendedoras(es) não saberem absolutamente nada dos planos de seus funcionários. E o que isso te importa? Simples, como você não sabe o que ele ou ela ambiciona, fica criando mil expectativas sobre o comportamento e atitudes do funcionário e quando elas não se concretizam deposita a “culpa” sobre ele sem analisar o quanto você alinhou com ele o futuro dele na empresa.

  • Busque ouvir sempre com empatia

Ouvir com empatia sugere criar uma conexão emocional com quem se conversa, encontrando semelhanças entre as experiências compartilhadas para que possamos expressar as melhores e as mais sinceras respostas. Não esqueça que para sermos empáticos precisamos levar em consideração a opinião do outro, dando apoio ao invés de dar conselhos e até criticar.

  • Crie momentos de dinâmicas de entrosamento com a equipe

Não espere que os momentos aconteçam, simplesmente crie-os. Esses momentos são muito importantes para a união, harmonia, engajamento, ou seja, contribuem fortemente para um excelente clima na empresa.

Liderar é ter a capacidade de inspirar, influenciar, guiar pessoas em direção a um objetivo. Então empreendedora, aperfeiçoar suas qualidades e competências é uma obrigação, não só para o negócio em si, mas para as pessoas que esperam que você seja uma bussola, um modelo, uma inspiração para elas.

Quando um líder conquista a confiança e respeito da sua equipe, o resultado com toda certeza virá, mas isso não significa que será fácil, pois toda disciplina e estratégia fazem parte do “sucesso”.

E como já dizia Saint-Exupéry, “você se torna responsável por tudo aquilo que conquista”, sucesso na sua liderança Donadelas!

Artigos relacionados

Comentários