Uso de celular por crianças

Impossível encontrar uma criança, mesmo muito pequena, que não saiba e que já tenha seu celular. As vezes usam o dos pais, mas muitos já tem seu próprio aparelho.

Com certeza que é um super aliado dos pais para saber onde o filho está, se vai atrasar para buscá-lo, para a criança ligar em caso de alguma emergência.

Por um outro lado, as crianças ficam sujeitas a todos os perigos da internet, sim porque tem muita coisa boa, mas também tem muita armadilha, e a criança pode cair sem querer em uma.

Dizem os especialistas que, até 10 anos de idade a criança deve usar um aparelho compartilhado com a familia, é mais seguro e os pais podem controlar melhor o que ela está acessando.

Redes sociais, de acordo até com os termos de privacidade, só podem ser utilizados a partir de 16 anos. Mas sabemos que tem muito blogueirinho e blogueirinha com bem menos idade, até incentivado pelos pais.

Quando essa tecnologia não existia, nossos pais nos alertavam para que não falassemos com estranhos na rua. Bom, com um celular na mão funciona da mesma forma. Nada de falar com quem não esta identificado.

E aqui, mais uma vez, os pais tem o dever de alertar para que não compartilhem fotos sem ter certeza de que é permitido, não se deixem fotografar por quem não conhecem, não façam bulling postando fotos de amigos para ridicularizá-los, informem sobre conteúdos e contatos suspeitos e jamais compartilhem a senha do celular com quem quer que seja.

Senhores pais, fiquem atentos para os games e aplicativos que as crianças baixam no celular, verifiquem a classificação de idade e não liberem cartão de crédito porque pode vir muita surpresa desagradável por aí.

Na minha opinião o tempo na internet deve ser limitado. Para tudo tem uma hora, para estudo, refeições, hora de dormir, brincar. Então é legal negociar um tempo para que a criança fique na internet.

Alerte para o uso do celular em público, crianças são alvo fácil de bandidos que só querem o telefone.

Eu penso que os pais deveriam evitar exposição dos filhos, em especial muito pequenos, nas redes sociais. Uma ou outra foto de uma ocasião especial vá lá, mas excesso não é muito recomendável, você não tem como garantir 100% quem está vendo aquela postagem e que uso pode fazer dela. Pelo menos poste em um perfil fechado, onde você mais ou menos controla quem pode ver.

Um outro alerta, não postem fotos dos filhos com uniforme da escola, ou outro lugar que ele costuma frequentar, isso também é perigoso.

Minha geração não viveu essa experiência de ter um telefone móvel, fico pensando nos pais de hoje em dia que além de toda preocupação tem agora mais essa. Tempos modernos!

Artigos relacionados

Comentários