Como adaptar seu filho na escola?

Todos nós, pais, vamos passar por isso. Alguns mais cedo, outros mais tarde, mas não tem como fugir do processo de adaptação do filho na escola.

Acredito que ajuda bastante visitar várias escolas antes de decidir onde matricular seu pequeno. Aquela máxima de que “eu estudei a vida toda nessa escola” talvez não funcione com seu filho.

Bom, escola escolhida, chega o grande dia. Claro que é muito dificil deixar seu filho com desconhecidos, mas ainda acho melhor do que em casa com babá. Não que babás não sejam importantes, são, e muito, mas, depois de uma determinada idade a criança precisa ficar nas mãos de alguem que eduque, então a escola, as professoras, orientadoras são muito importantes.

Lembre-se de que você passa ansiedade e receio para seu filho, então, mostre entusiamo, incentive seu filho a ir para escola. Por mais que fique apreensiva, não demonstre.

“Meu filho vai chorar, pedir pelos pais.” Vai sim, a criança quer a segurança de alguem que conhece, então converse com a professora e e acredite que ela vai cuidar bem dele.

Saia sendo vista, ou seja, dê tchau, com o coração na mão, mas não se esconda e saia de fininho, é muito pior. Avise o que está acontecendo, que ele não está sendo abandonado, que você volta em pouco tempo. E logo no inicio é pouco tempo mesmo.

Engula as lágrimas, pelo menos na frente de seu filho. Chore escondido no banheiro, é melhor.

Converse na escola, e leve algum brinquedo da criança que ela goste, isso vai dar segurança a ela.

Lembre-se também que ir a escola é necessário, não é uma decisão ou escolha de seu filho. Cada criança tem um tempo de adaptação diferente, portanto não fique se culpando ou culpando seu filho caso o tempo dele seja maior.

Procure fazer amizade com outras mães, trocar experiências vai te ajudar e você vai se sentir mais segura.

E um último conselho, logo no inicio algumas escolas permitem que os pais fiquem por lá aguardando os filhos. Siga o que foi determinado pela escola, não negocie mais tempo.

Acredite, eles são especialistas nesse assunto, você não.

Artigos relacionados

Comentários