Um breve review de 2022 – Curiosidades

Durante o ano de 2022 apresentamos aqui vários conceitos, tendências, dicas e curiosidades sobre a temática Inovação. Algumas delas fáceis de implementar, outras nem tanto, porque requerem investimento, planejamento e tomada de decisão.

Como esta é a última semana do ano e, com o objetivo de reavivar as argumentações apresentadas em artigos anteriores, resolvi selecionar algumas dicas e tendências de fáceis implementações, para a sua empresa. Quem sabe você não resolve enveredar pelo vasto mundo da inovação?

Iniciaremos pela importante observação dos seus clientes. Lembre-se que cada geração consome conforme seus valores, necessidades e formas de interação com os produtos.

– Os Baby Boomers (mais que 54 anos de idade) gostam de uma abordagem detalhada e que lhes transmita segurança no processo de compra.

– Os consumidores X (entre 53 a 42 anos), apreciam a liberdade de escolha, sem ousar muito. Adquirem produtos focados na realização de desejos pessoais e materiais.

– Os da Geração Y (entre 30 a 41 anos), são mais imediatistas e não apreciam abordagens longas e detalhadas. Apreciam o dinheiro e o investem naquilo que for prioridade para eles.

– Os consumidores Z (entre 29 a 12 anos), são altamente digitais e consomem no formato FIGITAL, que une o físico ao digital.

Como o digital é quem dá o comando, um mundo sem Internet é inexistente. Não é à toa que os brasileiros estão entre os que mais dedicam horas na Web. E essa é uma importante dica, para quem ainda não aderiu às mídias digitais.

O tempo que os brasileiros passam conectados, por semana, vão de quase 20 horas no trabalho, próximo de 12 horas em redes sociais, 13 horas com streaming e 3h com pesquisas. Um campo vasto a ser explorado.

E como o e-Commerce deixou de ser tendência para se tornar uma realidade ficar fora desse movimento é um passo para a perda de relevância, junto ao consumidor. Investir em aplicativos pode alavancar as vendas da empresa e torná-la visível para o mercado.

Deixando as já tradicionais mídias, através das redes sociais, investir em podcasts, lives, vídeos e até realidade aumentada pode render bons lucros.

Sabemos que a grande tendência é a AI – Inteligência Artificial. Assim, nada como enveredar nesse mar de oportunidades.  Segundo o Instituto Gartner nos próximos anos iremos conviver com tecnologias disruptivas que revolucionarão o processo de vendas e relacionamento com os clientes.

Uma delas são as realidades aumentada e virtual. O estudo sugere que 80% de todas as interações vão acontecer em canais digitais. O mundo virtual e o metaverso estão aí para comprovar. E essa inovação deve estar plena até 2025.

Com tanta informação a ser processada e tantas decisões a serem tomadas no mundo dos negócios, em decorrência da Transformação Digital, fica muito difícil a empresa decidir por que caminhos trilhar.

Reforçamos novamente que o primeiro passo é o planejamento para a inovação. Inicie com o que é possível e acessível ao bolso. Parcerias também são uma boa estratégia. Busque referências com o Sebrae, Senai, Senac, Consultores, Universidades e espaços de próprios para inovação.

O importante é não ficar de fora do futuro. Ele já está aqui.

Sucesso!

Artigos relacionados

Comentários