O que mais atrai as gerações

No artigo passado falamos sobre a Geração Z e suas principais características de relacionamento e consumo. Entender a diferença entre as gerações faz toda a diferença para que sua empresa compreenda e se aproxime delas, num processo de vendas.

Elaboramos algumas dicas práticas e resumidas sobre as formas de consumo desses grupos e como abordá-los da forma correta, para alcançar melhores resultados.

1 . Interagindo com as Marcas

Segundo um artigo da escritora Marta Gabriel, especialista em inovação, cada Geração interage de forma diferente com os canais de comunicação. – As Redes Sociais são preferidos das Gerações Z (63%) e Y (Millennials). O E-mail também é bem aceito entre esses dois grupos, sendo a Geração Y (65%) seu maior consumidor.

– Os anúncios de TV apresentam um bom equilíbrio entre as Gerações. Mas quem mais prefere esse canal de comunicação são os nascidos na Geração Baby Boomer – entre os anos de 1945 a 1964 – 40% de preferência

–  Anúncios digitais, correspondências e mensagens de texto têm sido menos utilizados pelas empresas mais inovadoras e são também os canais menos consumidos por todas as Gerações: 23% pelas Gerações Y e Z e 28% pelas Gerações X e Baby Boomer.

O que se tem observado é que os consumidores desejam um tratamento mais personalizado e através de multicanais. Lembramos que omnicanalidade está em pauta.

2 . No Mercado de Trabalho

Desde a Revolução Industrial que o mercado de trabalho passa por mudanças bem radicais e de forma cada vez mais acelerada. A convivência com todos esses grupos, num mundo cada vez mais volátil requer do empresário extrema atenção e estudo sobre o comportamento de consumo de seus clientes.

– A Geração Baby Boomer (1945 a 1964), possui características de extrema lealdade e alta competitividade. Buscam a estabilidade e segurança.

– A Geração X (1965 a 1981), é mais independente. Valorizam a liberdade e a individualidade. Viram a evolução dos computadores e da internet e tiveram que se adaptar rapidamente a essas tecnologias. Gostam de desafios e apreciam a meritocracia.

– A Geração Y ou Millennials (1982 a 1992) é marcada pelo digital. Estão sempre em busca de novos aprendizados, são multitarefas, perdem o foco com facilidade e são pouco leais às empresas.

– Geração Z (1990/92 a 2010) nasceu conectada. São altamente digitais e com facilidade de acesso a inovação. São focados em causas sociais e respeitam a diversidade. Não atuam em uma só função ou uma só profissão. Não são fiéis ao trabalho duradouro.

3 . No processo de aquisição de produtos ou serviços

– Os Baby Boomers gostam de uma abordagem detalhada e que lhes transmitam segurança no processo de aquisição e consumo do produto ou serviço.

 – Os consumidores X apreciam a liberdade de escolha, sem ousar muito. Adquirem produtos focados na realização de desejos pessoais e materiais.

– Os nascidos na Geração Y são mais imediatistas e não apreciam abordagens longas e detalhadas. Apreciam o dinheiro e o investem naquilo que for prioridade para eles.

– Os consumidores Z por serem altamente digitais possuem características de consumo que unem o físico ao digital. Uma boa abordagem é utilizar o recurso do Figital. Convencer no físico e fechar a venda no digital ou o contrário.

Mesmo com características diferentes os empresários podem se valer dessas características e transformá-las em pontos positivos para a sua empresa. A convivência com as diferenças sempre produz bons insights.

Invista na capacitação dos seus colaboradores e esteja sempre atento, para captar o melhor que cada Geração possui.

Sucesso!

Artigos relacionados

Comentários