Curiosidades sobre inovações e redes sociais

Você já percebeu que tudo o que fazemos, seja no trabalho ou no ambiente familiar, envolve algum tipo de tecnologia? Ela está integrada a praticamente todos os bens de consumo e nas diversas formas de relacionamentos.

Mas para chegar ao patamar que estamos hoje, levou anos. Para alguns produtos nos perguntamos, como era o mundo sem esse equipamento? Bem curioso, não é mesmo?

Da mesma forma o vocabulário que foi integrado ao nosso contexto, a partir das inovações existentes, fez com que mudássemos a forma de nos comunicar. Muitas vezes nos sentimos até deslocados quando ouvimos algumas expressões que a gente não faz a menor ideia de onde elas vieram.

Mas é sempre bom estar atento a essas mudanças. As curiosidades sobre o mundo da inovação e do marketing são interessantes, divertidas e conhecê-las enriquece o nosso repertório em várias situações de bate papo.

Selecionei algumas curiosidades que podem servir para algumas conversas profissionais ou num bate papo de boteco.

– Você sabia que o e-mail surgiu primeiro que a internet? Pois é isso mesmo. Eram mensagens eletrônicas trocadas apenas nos computadores do MIT – Instituto de Tecnologia de Massachusetts. Ele se chamava Mailbox.

– O Google completará 24 anos de existência no dia 04 de setembro. Alguém já se imaginou sem essa ferramenta? Ela iniciou como um “simples buscador” de palavras e hoje é uma das maiores empresas do mundo de serviços online e de software. Empresas como o Facebook, Instagram, Wikipedia, Youtube e outras, fazem parte dessa grande Rede.

– Dentre todas as redes sociais o Facebook é o líder mundial em usuários. A rede está sempre se modernizando e hoje conta com mais de 3 bilhões de usuários ativos. Considerada a queridinha das gerações Boomers e X, é também a mais procurada das mídias empresariais.

– O Facebook é seguido pelo Youtube e o Instagram, com mais de 2,5 bilhões de usuários e 1,4 bilhões, respectivamente. É possível que esses números variem, conforme a fonte de pesquisa. E todas elas são fortemente utilizadas para relacionamento empresarial e divulgação de produtos.

– No Brasil, segundo a empresa App Annie, em 2021 os aplicativos mais baixados foram: 1 TIKTOK; 2 Shopee; 3 KWAI; 4 Instagram; 5 WhatsApp; 6 Nubank; 7 Shein; 8 Facebook; 9 Resso; e 10 PicPay.

– O dinheiro em papel está em declínio no mundo todo, sendo utilizado em cerca de 18% das transações ao redor do mundo. No Brasil não é diferente. As transações via PIX tiveram um aumento de 21%, neste ano, segundo o Banco Central.

– Os brasileiros preferem baixar aplicativos grátis. Segundo a empresa Panorama Mobile Time, 43% dos brasileiros preferem app de graça, mas com exibição de alguma publicidade. Outros 27% preferem a forma Freemium, em que alguns conteúdos são grátis e outros requerem pagamento. A segunda maneira tem maior adesão entre jovens de 16 a 29 anos.

– Os 5 canais de comunicação que os consumidores preferem se relacionar com as marcas são: Redes Sociais; E-mail; Marketing de Influência; Anúncios na TV e Anúncios Digitais.

Existem muitas outras curiosidades sobre inovações e dados de pesquisas sobre mídias sociais que iremos explorar aqui. E dentre tudo o que foi apresentado observem que o digital é quem domina. Ter presença no digital para se comunicar com a sociedade e para gerar valor para seus clientes é essencial neste mundo que caminha para o Metaverso.

Boa leitura.  

Artigos relacionados

Comentários