Toda dona de casa é uma empreendedora

Começo a pensar que toda dona de casa é uma empreendedora em potencial. Sim, porque gerenciar uma casa é o mesmo que gerenciar uma pequena empresa.

Cada membro da família é como um funcionário, com personalidade própria, idade diferente, gostos diferentes. Então, não parece com uma pequena empresa?

Administrar uma casa leva você a garantir que todas as necessidades, sejam elas físicas, mentais e emocionais dos moradores sejam atendidas.

Então vejamos. Praticamente toda dona de casa monta uma lista de supermercado que atenda aos gostos da maioria. E hoje em dia, é muito importante sair com essa lista para economizar tempo e dinheiro também.

Em geral é a mãe que mais se preocupa com a saúde geral da família, em agendar consulta ao médico, dentista, oculista e, na maioria das vezes acompanha o filho ou filha a consulta. Ou seja, se fosse uma empresa, os empregados teriam plano de saúde para recorrer.

Uma dona de casa, além da alimentação e da saúde, se preocupa com o lazer da família, atividades extra curriculares e ainda do staff doméstico, seja empregada fixa ou diarista.

Portanto, do dever de casa até as contas, há muita informação a ser gerenciada!

Gerir uma casa é realmente uma tarefa para um time, mas executado por uma só pessoa. Some-se a tudo isso o trabalho profissional que a maioria exerce fora de casa e todo o estresse do dia a dia.

Como toda empresa, uma casa precisa de organização. Então o ideal é ter cardápios semanais já montados para facilitar a sua vida e, caso você tenha, da pessoa que te ajuda na cozinha, além, claro, de economizar nas compras. Sabendo o que vai ser consumido na semana não há desperdício.

Anote em uma agenda que fique à vista de todos, os números dos profissionais que podem te socorrer em uma emergência: encanador, pedreiro, pintor, eletricista além dos números do médico da família, dentista, otorrino e até do veterinário, se tem pet na casa. Se tem seguro residencial, anota lá também o número do telefone e da apólice, caso precise.

E pense comigo, se fosse uma pequena empresa, cada funcionário teria uma função não é mesmo? Então está mais do que na hora de dividir as tarefas com os “funcionários” da casa, filhos e marido devem entrar na divisão de tarefas, ou essa empresa tende ao fracasso, pelo colapso da dona da casa.

Artigos relacionados

Comentários