Tendências do Varejo para 2023+

No período de 15 a 17 de janeiro aconteceu a NRF 2023 Retail’s Big Show, maior evento de varejo do mundo, que ocorre todos os anos em Nova York.

A NRF foi suspensa durante o período de pandemia e voltou neste 2023 com toda a sua força, lançando tendências e inovações para o varejo para os próximos 3 anos. Foram mais de 800 expositores e 350 palestrantes, todos de marcas e renomes mundiais.

Em artigos passados cheguei a falar sobre algumas tendências de NRF passadas, que estão se concretizando e seguirão como tendências para os próximos dois anos. Como o assunto não se esgota em um artigo, resolvi compartilhar em duas etapas, algumas dicas futuras.

Nos 4 dias de evento, foram debatidos temas como inovações digitais, metaverso, sustentabilidade – ESG, inteligência artificial e muitas outras tecnologias disruptivas. Observem que temas como sustentabilidade, AI e metaverso continuam em pauta e vão continuar pelos próximos 3 anos. Fica a dica.

Diante de tanta coisa a explorar destaco algumas inovações que podem ser planejadas e implementadas em empresas de médio e grande portes, sem muitas dificuldades.

– Fidelidade. Depois que o digital invadiu o físico, muitas lojas deixaram de receber consumidores. Criar e manter um programa de fidelidade que acompanhe a jornada do cliente é um assunto que vem chamando a atenção dos executivos do varejo.

– Inteligência Artificial. Essa tecnologia continua presente no processo de vendas e abordagem dos consumidores e vai permanecer no futuro. Atualmente o seu foco está na sua utilização para reduzir custos operacionais e melhorar a eficiência da empresa.

– O Futuro da Loja Física. Muitos executivos vêm estudando técnicas inovadoras para transformar as lojas físicas em pontos de logística, de serviços ou de experiência do cliente.

– Era da Imaginação. Segundo Andrea Bell, vice-presidente de insights do consumidor da WGSN, nos próximos dois anos, para uma empresa obter sucesso precisará adotar um pensamento criativo e inovador em relação à cultura, tecnologia e sociedade. Criatividade e cultura são aspectos de um negócios que estão cada vez mais populares e são muito utilizados para diversos fins nas redes sociais.

– Metaverso. Cada vez mais as empresas estão impulsionando o posicionamento de suas marcas, através de investimento em lojas virtuais e na construção de experiências virtuais. Os avatares, mais do que nunca, estão saindo dos jogos para invadirem as marcas.

– Geração Z. Para essa geração os anseios são cada vez maiores. As redes sociais, que antes eram centradas em se conectar com amigos, família ou empresas, hoje é mais explorada através de vídeos, como o TikTok (escrevemos sobre o tema no artigo passado). O desejo agora é se conectar através da alegria e bom humor.

– Marketing Digital. A colunista da Rede Donadelas, Luciana Sousa, em seu artigo do dia 09/01, trata com maestria sobre esse tema. Atendimento com velocidade e em tempo real; Vídeos Marketing; e Posts Patrocinados são dicas eficazes. Confira no artigo.

Ainda tem muita inovação por vir. Fique atenta.

Até o próximo artigo.

Sucesso!

Artigos relacionados

Comentários