Tempo útil na internet?

Há cerca de um mês postei neste Blog um artigo sobre o seguinte questionamento: Você viveria sem Internet? Exploramos sua a importância de sua criação e sobre quanto tempo passamos ligados na “net”.

A Internet revolucionou nossa forma de comunicação e a forma como passamos a nos relacionar socialmente. Hoje somos intensamente dependentes dela e tudo o que fazemos, de uma forma ou de outra, envolve algum tipo de conexão.

As pesquisas afirmam que os brasileiros passam a maior parte de suas vidas na Internet. As horas semanais utilizadas vão de 19h34min no trabalho, 11h19min em redes sociais, 13h3min com streaming, até 3h14min com pesquisas.

As horas somam 41 anos online, 197 dias por ano e 91 horas por semana. Mas desse tempo todo gasto na Internet, quanto tempo você utiliza para investir em capacitação e desenvolvimento, em informações úteis para a sua empresa ou em pesquisas que agreguem valor à sua vida?

Temos ao nosso dispor uma infinidade de recursos tecnológicos que podem ser utilizados para aprimorar a gestão de uma empresa, seja ela MEI, micro, pequena ou média. Mas, quanto tempo os empresários estão utilizando com as conexões, para esse fim?

Na mesma pesquisa é informado que 19 das 91 horas semanais online são utilizadas para o trabalho. A pandemia impulsionou de sobremaneira o trabalho pela Internet. Mas a nossa provocação é sobre o quanto estamos aproveitando os conteúdos disponíveis para gerar valor para os negócios ou para nós mesmas.

Segundo o Google Trends, ferramenta que indica as principais tendências de busca por termos na Internet, os temas mais buscados em 2022 estão relacionados à moda, celulares e jogos. Mesmo não sendo essa a melhor indicação, mas os temas podem servir de referencial sobre o que as pessoas estão buscando em suas 91 horas semanais de Internet.

Como todo tipo de tecnologia, ela pode ser utilizada para o bem ou para o mal. Aqui não pretendemos julgar se o tempo conectado na rede está sendo utilizado para um desses fins. O importante é você, empresária ou profissional empreendedora, refletir se está sendo efetivo com seu tempo conectado à rede.

Segundo o professor José Moran, em um artigo em seu blog – moran10.blogspot.com “a Internet é um universo fascinante de descobertas… mas nos faz sentir confusos diante de tantas informações”. Cabe a nós escolhermos o que queremos com esse recurso.

Normalmente o que buscamos está muito relacionado à vida que escolhemos. Se a pessoa busca desenvolvimento empresarial ou pessoal a rede é um mundo de oportunidades. Mas se a busca é por futilidades esse mesmo universo de informações estará lá à disposição de quem quiser. A escolha é sua, ou melhor nossa.

Desejo que façamos boas escolhas.

Artigos relacionados

Comentários