Sozinha não se constrói o sucesso!



Mesmo quando pensamos nas nossas conquistas pessoais, como um curso técnico, uma formação profissional, uma graduação; é inegável que tivemos o suporte de diversas pessoas; seja um familiar, um professor ou um colega que lhe deu auxilio no caminho.

Isso se torna, ainda mais evidente, quando olhamos para o cotidiano de uma empresa. Independente da aérea de atuação, é possível afirmar que as organizações possuem, em comum, o objetivo da entrega eficiente do seu produto ou serviço. E para isso ser alcançado, é necessário o esforço e envolvimento de todos os colaboradores!

Como você pode contribuir para a sinergia entre as pessoas que participam do seu negócio?

Se você ainda acredita que, como proprietária do empreendimento, é só você que é capaz de realizar a melhor avaliação sobre o seu negócio, e não se oportuniza “ouvir os seus pares” ; está na hora de rever os seus conceitos!

Como uma empreendedora atenta ao crescimento do seu empreendimento, você precisa assumir a responsabilidade de garantir que as ferramentas necessárias, para a produção de resultados, estejam disponíveis, para que seus pares possam desenvolver os seus papéis.

Isso requer que você mantenha um contato próximo aos seus colaboradores, e uma “atenção focal” à identificação de sinais de melhorias ou inovações que são, por eles, apontadas como necessários. Para essa identificação é fundamental que todos os envolvidos possam participar do processo; indicando pontos fortes, lacunas, apresentando ideias.

Então, antes de realizar adaptações ou implementar mudanças, “amplie a escuta” sobre o seu negócio! Ouça os seus pares e, também, os seus clientes! Você poderá se surpreender com a qualidade das ideias e contribuições que eles podem trazer para o seu negócio!

Atenção! Cuidado para não colocar “todas as suas fichas, em um única aposta”! Pode ser que, no seu negócio, determinado colaborador tenha um talento excepcional, e seja o responsável por uma boa parte da entrega de sucesso, e fidelização de clientes. Sabe aquele vendedor que você acredita ser o “responsável” por quase a totalidade do seu faturamento? Pois é! Mas isso só é possível, porque outras pessoas cooperaram para que ele pudesse realizar o “encantamento” junto ao cliente.

Resultados isolados, não conseguirão manter suas metas a longo prazo. Como diria Michael Jordan – um dos maiores jogadores de basquete de todos os tempos – “ o talento vence jogos, mas só o trabalho em equipe ganha campeonatos”.

Para o seu negócio é fundamental a complementaridade de competências e habilidades entre sujeitos. É essa sinergia, que diferencia a construção de resultados e conquistas!





Artigos relacionados

Comentários