Seja uma líder inteligente
Nos últimos anos muito se tem estudado e falado sobre liderança. E uma das principais conclusões é que pode ser desenvolvida e não mais ser considerada como uma habilidade nata. Percebeu-se que na liderança o que mais pesa não são as habilidades técnicas e sim as comportamentais, afinal as técnicas podem ser facilmente treinadas com repetição, já as comportamentais necessitam de mudança de mentalidade.
Outro grande ganho dos estudos feitos sobre o tema são os comportamentos e habilidades mais comuns entre líderes de sucesso, separei os principais:
- SÃO ORGANIZADAS: líderes de sucesso cumprem horários, não esquecem compromissos, tem seus documentos e papéis organizados, retornam chamados assim que possível. São organizados e pontuais!
- NÃO SÃO AUTORITÁRIAS: sabemos que muitas vezes a liderança está ligada à autoridade, ordens. Mas, ter autoridade não é o mesmo que ser autoritária, uma líder inteligente usa essa autoridade para ajudar sua equipe alcançar os objetivos comuns e não os objetivos individuais.
- SÃO FLEXÍVEIS: líderes inteligentes não são teimosos, se adaptam a novas ideias e projetos sempre que necessário.
- OUVEM: para entender as dificuldades da equipe é necessário ouvir mais do que falar, pois só assim vai ter informações suficientes para encontrar a solução.
- SÃO PRESENTES: líderes inteligentes não delargam, trabalham junto com a equipe. Esse comportamento inspira as pessoas, pois nada melhor do que ver a própria líder fazendo da melhor forma uma demanda, atividade solicitada.
- FACILITAM: a liderança é protagonista em criar meios para que as pessoas possam fazer suas atividades da melhor forma. E precisa ficar sempre atenta para identificar possíveis pontos de melhorias de seus funcionários.
- TEM VISÃO 360: uma líder inteligente precisa ter visão de longo prazo para entender, perceber e prever situações que provoquem mudanças no mercado e possa criar estratégias para vencer essas adversidades.
- SÃO GRATAS: grandes lideres reconhecem o trabalho daqueles que o cercam, independente da função. E aqui não estou falando do reconhecimento financeiro, mas sim do emocional, com palavras, gestos e atitudes. Sempre demonstram sua gratidão.
Percebe o quanto a liderança está relacionada a gestão de pessoas? Ao mesmo tempo que os estudos e pesquisas nos libertaram do mito de que os líderes nasciam com um “dom” e nos deram a esperança de que podemos desenvolver líderes, nos mostraram também o quanto precisamos entender de pessoas e não só de conhecimento técnico como planilhas, estrategias e numeros. E isso, você há de convir, que não é tarefa fácil, exige paciência, empatia e inteligência emocional.
Agora que você já conhece os aspectos que envolvem a liderança, tenho certeza que vai ficar mais fácil entender porque aquele funcionário que era muito produtivo de repente ficou completamente desmotivado ou porque você não consegue achar a pessoa certa para aquela vaga e até mesmo porque você está tão estressada com a equipe.
Líderes precisam ter mentalidade de crescimento, já falei sobre esse tema em outro artigo aqui no blog. Não adianta ignorar os aspectos comportamentais da liderança, não se trata de mimimi ouvir e entender o que se passa com seus funcionários dentro e fora da empresa, quanto mais cedo você cuidar das pessoas, mais rápido elas entregarão os resultados que você deseja, lembre-se disso!
Comentários