Controle financeiro – 9 sinais de que você manda muito bem no assunto

Controlar nossas finanças (sejam pessoais ou da nossa empresa), a partir de bons hábitos e rotinas estabelecidas, não é algo muito simples, eu bem sei. Por conta do meu trabalho, lido com a maior gama possível de tipos de empreendedores, dos mais diversos segmentos que você pode imaginar, e percebo o quanto este é um tema tão difícil: o controle das finanças.

Mas é justamente por conta de tudo o que tenho visto em todos estes anos apoiando empreendedores e empreendedoras de todo o país que cada vez mais bato nesta tecla: o controle financeiro é vital para a saúde do seu negócio e a base para o seu sucesso. Acredite: não existe sucesso constante e solidificado sem controle financeiro.

Por que o controle financeiro faz a diferença?

Essa é uma pergunta bem fácil de responder: quando você tem controle financeiro, não se perde, não troca os pés pelas mãos, não toma atitudes erradas e, assim, se preserva. Mas não é apenas isso. No mundo corporativo, as margens de lucro de hoje são cada vez mais apertadas por conta da concorrência; por isso o controle financeiro e da gestão, quando bem realizados, acabam por fazer toda a diferença, permitindo resultados melhores.

O problema maior não é responder porque o controle financeiro faz a diferença, mas sim como praticá-lo no seu dia a dia, incorporando-o em seus hábitos.

É claro que você não precisa ser uma especialista no assunto, mesmo porque você tem toda uma gestão empresarial para tomar conta. São muitos compromissos, eu sei disso (e como sei!). Mas você precisa estabelecer e comandar uma cultura de controle financeiro. Precisa, sim, saber o que é preciso ser feito.

Os 9 sinais de que você está mandando muito bem no controle financeiro são:

1- O fechamento do saldo do caixa e das contas bancárias são feitos regularmente todos os dias ou uma vez na semana, religiosamente.

2- Os lançamentos são feitos imediatamente, o mais rápido possível. Sem aquela de deixar para depois.

3-  Os lançamentos são feitos rotineiramente, se possível diariamente.

4- Há alguém responsabilizado para realizar os controles, e executa bem suas tarefas.

5- Os documentos são bem organizados, de forma que estejam facilmente acessíveis.

6- Você tem um plano de contas definido para cada despesa e para cada receita também.

7- Cada lançamento tem o seu histórico feito corretamente.

8- Há um controle constante das contas a pagar e a receber.

9- O controle financeiro realizado gera um fluxo de caixa correto.

Com um bom controle financeiro você vai mais longe!

Realizando um controle financeiro correto e sistemático, incorporado no dia a dia, você poderá tomar decisões gerenciais muito mais assertivas. Você também conhecerá muito melhor os resultados do seu negócio, e isso é fundamental para definir novos objetivos, não é mesmo? Os ganhos são inúmeros, e o principal deles pode se resumir em uma única palavra: planejamento.

Vamos buscar isso?

Artigos relacionados

Comentários