Seja gentil com você

Em tempos de enorme exposição em redes sociais, quem nunca se percebeu em algum momento desanimada, por não corresponder a tantas referências “perfeitas” que são publicadas diariamente num simples passar de dedos pelo smartphone?

Somos humanas, não se vive de sucessos diários, empreender requer foco, persistência e consciência de que não somos perfeitas, de que vamos errar sim, e isso é esperado, por que se desejamos entregar um resultado maior que a média, teremos que passar pelo ciclo de tentativa, erro, aprendizado. Não é fácil lidar com erros, mas seja gentil com você, afinal, estamos falando de um processo de desenvolvimento pessoal e profissional.

No dia a dia da mulher empreendedora, existem situações que podem ser rotineiras ou inusitadas, porém todas, sem exceção, nos levam a caminhos de descobertas, inovação e fortalecimento. Algumas ações que praticamos e que sem dúvida trazem consequências dolorosas, podem ser evitadas, mas antes disso, precisamos ter consciência delas.

Abaixo vou listar algumas atitudes comuns, que impactam em resultados improdutivos para nós e para quem está ao redor. Portanto, que tal ler e verificar se você pratica alguma dessas ações? Assim, com maior consciência, você pode repensar seus comportamentos, e mudar, de forma espontânea, sem precisar sofrer com críticas e comentários de outras pessoas?

Abaixo estão algumas atitudes rotineiras, que podem trazer prejuízos para sua imagem pessoal e profissional:

  • Contratar alguém por impulso, sem saber ao certo se essa pessoa estava qualificada, e claro, se arrepender por isso.
  • Se comprometer com um prazo que não vai cumprir, somente para agradar a outra pessoa que solicitou.
  • Pagar caro por um produto ou serviço por vaidade de ter, sendo que depois descobriu que havia o mesmo, mais barato, claro.
  • Perder o prazo de participar de um evento ou de uma oportunidade de negócios, por falta de organização pessoal.
  • Cancelar várias vezes os encontros com amigas e amigos, sejam eventos pessoais ou profissionais, por falta de organização pessoal, gerando uma impressão de que você não se importa com eles (mesmo isso não sendo verdade).
  • Tratar sua equipe com grosseria ou arrogância, em algum momento.
  • Achar que a reclamação/sugestão do cliente é implicância e não fazer nada para mudar, mesmo recebendo um feedback específico.
  • Ter vergonha de ir a um evento com outras mulheres de negócios, por que sentiu que não estava à altura, não era tão boa quanto elas.
  • Usar uma desculpa para si mesma, para não fazer um curso de aperfeiçoamento, mas que no fundo você estava com vontade de fazer, quando na verdade, não estava disposta a enfrentar tudo que precisava enfrentar, para participar dele.
  • Não compartilhar um problema que está enfrentando e que seguramente outra pessoas poderia ajudar, se soubesse. Ou seja: não demonstrar vulnerabilidade, por acreditar que isso pode te diminuir como pessoa ou profissional.

Há tantas coisas que fazemos no dia a dia, algumas erradas, outras não, mas que nos levam a resultados desanimadores. Portanto, olhe para você, seja gentil nesse olhar, e busque quais melhorias precisa desenvolver para se tornar mais produtiva, assertiva e feliz consigo mesma. Não se iluda: ninguém nasce pronto e uma certa idade não significa que já alcançamos nosso melhor.

Não desista de você, invista em ser melhor hoje, do que você foi ontem! E perceba as mudanças que isso vai causar no seu empreendimento e nos seus resultados!

Artigos relacionados

Comentários