A importância de fechar ciclos

Desde que somos concebidos o ser humano passa por vários ciclos na vida, alguns são naturais, são da evolução da própria espécie, nem percebemos quando se fecham.

Um exemplo disso é o próprio nascimento, afinal a partir desse momento saímos daquele ambiente quentinho e seguro para novos desafios, um ambiente ainda totalmente desconhecido, e vira e mexe os bebês ainda se comportam como se ainda estivessem no ventre da mãe, é quando o flagramos em posição fetal, como quem diz “há aqui estou protegido”. Embora os bebês levem tempo para fechar esse ciclo, ao crescermos, não lembramos de nada desse momento.

Em alguns estudos, a psicologia nos mostra que alguns bebês podem trazer alguns traumas dessa passagem de ciclo, mas minha conversa hoje não tem a pretensão de discutir os aspectos intrínsecos da psicologia, apenas no nosso amadurecimento profissional.

Como escrevi acima, os ciclos são vários, e quando chegamos à fase adulta, temos a responsabilidade de ficarmos atentas aos fechamentos de ciclos, para que outros possam se abrir e serem prósperos.

No meu trabalho com líderes nos últimos anos, tenho percebido que muitas mulheres têm dificuldade em fazer esse fechamento em suas carreiras, talvez porque normalmente fazemos mudanças drásticas em nossas vidas, apenas quando estamos insatisfeitas e frustradas com as condições em que nos encontramos.

Lembre-se, não há necessidade de uma data específica ou fato marcante para buscarmos o novo, afinal a vida é movimento e isso por si só, sinaliza um fechamento de ciclo, independente de nossa vontade.

Algumas pessoas têm muita dificuldade de focar no novo, ou seja, de focar nas inúmeras possibilidades que esse novo ciclo proporcionará, preferem ficar atreladas ao antigo por já terem compreensão de como ele funciona e por não terem escolhido, e sim obrigados mudar por circunstancias da vida.

Só não podemos esquecer que a nossa vida é consequência de nossas escolhas, atitudes, pensamentos e ações seja no passado ou agora.

Se hoje temos o entendimento de que não somos e nem estamos como gostaríamos, precisamos reavaliar nossa postura diante da vida e de nossas escolhas, precisamos alimentar comportamentos que nos gerem crescimento, eliminar sentimentos, pensamentos e ações que possam impedir nossa prosperidade.

Já falei aqui sobre lixo emocional, então, precisamos reciclá-lo para que possamos ter tranquilidade, inteligência para encerrarmos um ciclo e entrarmos mais leves e preparados no que se inicia.

Essas mudanças de rota em nossas vidas não significam que tudo foi perdido: de forma nenhuma, significa que ganhamos mais experiência e estamos preparadas para viver.

Tenha consciência de que em cada fase da vida, fazemos o nosso melhor com o conhecimento que possuímos diante daquele contexto. Quando percebemos que mesmo tendo dado o nosso melhor e termos alcançado o que tanto desejamos, isso tudo já não faz mais sentido: neste momento tomamos consciência de que entramos em um novo ciclo de vida e a melhor coisa é aceitar e escutar o seu “EU” e entender o que ele está tentando te dizer.

Existe um passo a passo de como fechar ciclos então? Acredito que cada um tem seu jeitinho especial, mas existem alguns passos que ajudam muito:

  1. Deixe ir – seja grato por tudo que viveu no ciclo que se encerra e desconecta-se dele.
  2. Faça um balanço – reflita e avalie tudo que deu certo e tudo que poderia ter dado certo e analise as experiências vividas, principalmente aquelas que contribuíram para o seu crescimento.
  3. Viva o presente – mantenha sua mente no presente focando no que você deseja.
  4. Tenha coragem de enfrentar o novo – claro que o novo é assustador, mas lembre-se ele também é um mundo de fantásticas oportunidades.

Não se assuste com o novo ciclo, vai haver um período de desequilíbrio, e é normal, mas logo ele se encarregará de mostrar todos os benefícios. Sair do conhecido para o desconhecido é uma grande aventura sem dúvida nenhuma, mas eu sempre acreditei que mudanças trazem muito mais coisa boas do que nos tiram.

Finalizar ciclos é muito importante para nossa saúde mental, afinal se ficarmos com a mente no passado ficaremos confusas e limitadas em nossos pensamentos, emoções, sentimentos e atitudes em relação ao futuro.

ABRA OS BRAÇOS PARA TODO NOVO CICLO QUE A VIDA TE OPORTUNIZAR, TENHA CERTEZA QUE SERÁ UMA BENÇÃO!

Excelente semana Donadelas!

Artigos relacionados

Comentários