Regulamento interno: Porque é tão importante.

Toda empresa costuma ter um regulamento interno para garantir o bom funcionamento do negócio e para que os funcionários saibam sobre as rotinas internas.

Isso está previsto em lei e cabe a cada empresa redigir o seu, de forma clara e objetiva, de preferência com a ajuda de um consultor jurídico para evitar problemas.

Nesse regulamento ficam estabelecidos limites para os funcionários, assim como direitos e deveres. Ajuda também a determinar que atitudes e comportamentos são esperados de cada colaborador.

Então exigir que os funcionários estejam arrumados, com roupas limpas e de acordo com o dress code da empresa, barba feita, cabelos penteados, podem fazer parte desse regulamento.

Mas me parece um pouco exagerado e até mesmo deselegante, exigir, nesse documento, que os equipamentos de uso pessoal, como telefone celular estejam sem capinha velha, sujos ou com película quebrada.

Exigir cuidado com os equipamentos fornecidos pela empresa está mais do que correto, mas exigir do funcionário em relação ao seu equipamento pessoal não me parece certo.

Ah mas ele representa a empresa em eventos! Bom, a empresa então fornece um celular para uso em serviço, e dai pode fazer as exigências que quiser.

Uma outra exigência que chamou minha atenção foi com relação a mau hálito e cheiro forte. Esse é um problema que a chefia imediata deve tratar diretamente com a pessoa, não acho que deva estar um um regulamento, até porque a pessoa pode não sentir que tem problema.

Sugiro chamar e tratar do assunto de forma discreta, diretamente com o funcionário. É difícil, com certeza, mas precisa ser feito.

Penso que os regulamentos são válidos, mas penso também que devem ser colocados limites coerentes, os problemas menores precisam ser tratados pela chefia imediata ou mesmo pelo RH da empresa e não expostos em um documento. Fica dica!

Artigos relacionados

Comentários