Perfil comportamental do Líder

Sejam muito bem-vindas Donadelas, no artigo anterior falei sobre estilos de liderança e algumas pessoas me perguntaram como descobrir seu estilo. Então vamos começar pelos perfis comportamentais.

Existem vários testes e métodos para identificar perfil comportamental, o mais conhecido é o DISC de onde se originaram alguns dos outros testes. Através desta metodologia, o líder pode mensurar os pontos fracos e fortes seus e dos liderados para assim conseguir alinhar os objetivos traçados pela empresa, ao perfil de cada um e atingir os resultados esperados.

Entenda uma coisa, o método divide em 4 os perfis comportamentais, mas apesar de termos um ou dois perfis predominantes é claro que temos os quatro. Não se assuste se ao ler as definições e se identificar um pouquinho com cada um. Vamos lá!

Dominante – remete ao controle, poder, assertividade, ou seja, busca de resultado. É movido por desafios.

Influência – relacionado a comunicação, relações sociais, aqui visa os relacionamentos. O influenciador é movido por liberdade e criatividade.

Estabilidade – este perfil diz respeito a busca de colaboração com paciência e persistência. Este perfil é movido pela segurança e lealdade.

Conformidade – Busca precisão, logo é muito preocupado com organização e estrutura das coisas. Este perfil já é motivado por altos padrões e eficiência.

Talvez agora, com essa breve descrição dos perfis você já faça uma ideia de qual ou quais predominam no seu comportamento. Agora imagina se você fizer o teste e tiver mais informações e cruzá-las com suas necessidades como líder?

Exatamente! O teste revela seus pontos fortes e os gaps existentes para você exercer sua liderança e através dessa leitura o profissional especialista em análise comportamental te ajuda a traçar um plano para desenvolver as habilidades e competências que você precisa na sua liderança. E a partir daí você pode avançar com treinamentos técnicos, sessões de coaching ou mentoria dependendo do grau de maturidade e necessidade do líder.

O que o fato de conhecer seu perfil comportamental impacta na sua liderança?

Se conhecer mais a fundo, significa que o líder pode escolher qual perfil usar em cada situação, por exemplo: se um determinado projeto está deixando a equipe mais nervosa, estressada do que o normal, é claro que o líder não vai chamar o perfil dominante para conversar com a equipe, pois lideres dominantes tendem a gerar mais pressão impactando no resultado da mesma. Dependendo da situação do projeto, talvez seja a hora de chamar o influenciador, pois certamente dará mais valor à interação ou chamar em si outro perfil que seja mais adequado aquele momento ou situação.

De um líder espera-se o exemplo e a motivação para alcançar os resultados esperados, então nada melhor do que dar o primeiro passo para adotar uma liderança eficaz e humana.    

Coragem Mulher!!!

Artigos relacionados

Comentários