O jargão “fulana é uma planta” está com os dias contados

Até as plantas estão diferentes e não é preciso ser um botânico para perceber isso. Elas não querem mais terra, querem agora é substrato.

Minha avó surtaria com uma informação dessas. Mulher empreendedora de grande apreço pela jardinagem e que fazia questão de colher a terra para os seus plantios embaixo de mangueiras frondosas, onde sabia ela, que colheria muito húmus para as suas queridinhas.

Estou te contando isso porque herdei este hobbie da minha avó e testemunhei com os meus próprios olhos a recusa de uma Renda Portuguesa e de uma Zamioculca por uma terra bem saudável. Plantei-as e ficaram imóveis por uns dois meses.  Achei estranho, mas continuei cuidando delas direitinho, torcendo para que alguma mudança acontecesse. Não teve jeito. Tive que replantá-las usando um bom substrato, para assistir à chegada de novos brotos em menos de quatro semanas.

É, até as plantas estão fazendo escolhas e se movimentando à olhos vistos. Não querem mais a terra porque ela fica dura e é difícil romper o torrão para espalhar raízes. Compreenderam que é tempo de seguir com mais suavidade.

Tem orquídeas sendo fixadas em britas e progredindo, apesar delas. Aproveitam os espaços maiores deixados entre as pedrinhas para esparramarem com mais liberdade suas raízes.

Sábias ou preguiçosas orquídeas? Sua interpretação brotará das suas crenças. Elas estão se adaptando, com disponibilidade para o mundo dos novos terrenos e para novas relações com seus donos.

Por isso estou certa de que esse jargão de “planta” vai perder a representatividade. As plantas estão muito espertas.

Pessoas que não se movimentam, não buscam novas experiências, não arriscam, não se comunicam, não serão mais plantas. Virarão algum pó, que com sorte, alimentarão lindas rosas do deserto.

 O teu cérebro é capaz de se modificar com novos estímulos. As tuas emoções podem ser ressignificadas e você pode decidir por novos circuitos mentais. Os pensamentos e as ações criam histórias e a vida que você quer viver.

A Zamioculca está te dizendo que não é sobre esforço, é sobre movimento.

A orquídea está te dizendo que é sobre jeitos mais simples de fazer, de ousadia por percorrer espaços abertos.

E você vai dizer o que nessa lição da jardinagem?

Aproveita a primavera que está chegando e replante-se! (Com substrato, é óbvio!)

Beijo beijo.                                                                              

Artigos relacionados

Comentários