O impacto do lixo emocional no ambiente de trabalho e na sua vida
Que felicidade impacta diretamente na produtividade já sabíamos, afinal, há muitos anos, especialistas têm realizado pesquisas sobre a relevância da felicidade no ambiente empresarial. E sinceramente não acredito que alguém ainda duvide, pois basta olhar para o próprio umbigo, afinal se estivermos tristes não temos vontade de fazer quase nada, ficamos apáticos e improdutivos, com exceção dos compositores e poetas, que extraem da tristeza as mais belas composições e poesias.
Dentro do roll das emoções e sentimentos negativos que o ser humano pode sentir, a raiva, nojo, frustração, ciúme, rancor, ódio e orgulho podem ser os maiores responsáveis por produzir o lixo emocional. Ou seja, todo sentimento mal processado vira lixo emocional e como está ligado ao nosso comportamento, é comum que eles sejam originados no ambiente de trabalho: aquela discussão mal resolvida, aqueles argumentos não esclarecidos totalmente, aquilo que foi dito pelo outro de forma vil e ficou reverberando na sua cabeça, a angústia de não dizer tudo que pensa e acredita, ou até mesmo o perdão que não é dado.
O grande problema é que o lixo emocional compromete a qualidade de vida e saúde do individuo e dos que convivem com ele.
E como isso pode impactar o ambiente de trabalho?
Sabe aqueles lugares que você entra e diz “nossa a energia aqui hoje tá pesada” ou “senti maior climão”? É quando todos fecharam engajamento com a tristeza, dor, raiva, falta de perdão e todas as emoções e sentimentos negativos.
Exemplos de como se coleta esse lixo emocional:
- Alguém dá bom dia e o outro não responde.
- Alguém pede ajuda para realizar uma tarefa e ninguém se compromete a ajudar.
- Você só pede ajuda, mas não socorre ninguém.
- Cultura onde as pessoas não elogiam o trabalho bem realizado por medo de ficar “por baixo”.
- Empresas onde os líderes estimulam a competitividade de forma acirrada e destrutiva.
- Empresas onde os líderes não delegam e não estimulam a confiança e comunicação assertiva.
Poderia gastar pelo menos mais umas cinquenta linhas dando exemplos de como criar lixo emocional nas empresas, afinal já se vão mais de 15 anos de experiencia, mas quero mesmo é dividir com você o resultado do novo trabalho de uma mulher incrível, Heloisa Capelas autora de Inovação Emocional (Editora Gente) que trata de como romper com tudo isso e nos posicionarmos no mundo de forma positiva.
Segundo Heloisa Capelas, podemos reciclar nosso lixo emocional através de 4 comportamentos:
1 . PERCEBA-SE
Autopercepção diária consiste em olhar para dentro profundamente na busca de autoconhecimento. É necessário se ouvir, sentir, identificar, ou seja se questionar, lembrando sempre que o foco é você e não o outro. Algumas perguntas podem te ajudar nesse processo:
- Como expõe seus pensamentos?
- Como expressa sua raiva?
- De que forma você disputa ou compete com as pessoas?
2 . INVESTIGUE COMPORTAMENTOS NEGATIVOS
Todos nós os temos. O importante é entender de onde surgiram, com quem você os aprendeu? Em que momento os usa? Essas respostas com certeza farão com que se torne capaz de modificar os seus comportamentos negativos, pois saberá contra o que, quem e quando está lutando.
3 . COLOQUE EM PRÁTICA
Como em tudo na vida, não podemos ficar só na teoria, é necessário buscar novos padrões de comportamentos que tragam mais benefícios dos que os que nos trouxeram até aqui. Segundo Heloisa Capelas, “Vá com medo e tudo. O que pode acontecer de pior?” “Não há nada tão horroroso a seu respeito que não possa mudar”.
4 . INOVE EMOCIONALMENTE
Heloisa diz que, inovar emocionalmente permite não só enxergar suas próprias emoções como também aquilo que as originou. A partir do momento em que nos percebemos, identificamos a maneira como reagimos às emoções e rompemos com essas atitudes que não nos desenvolvem em nada, passando a adotar comportamentos que impactam positivamente em nossas relações pessoais, profissionais e assim impactando positivamente o mundo.
Percebeu qual sua responsabilidade quando entra de mau humor no escritório, na empresa, na loja em qualquer lugar consigo mesmo?
Afinal o lixo emocional é seu, não esqueça de que ele é fruto das suas emoções e sentimentos mais mesquinhos, sentimentos e comportamentos ultrapassados como orgulho, vingança e falta de perdão.
Então a pessoa que mais sofre com o peso dele é VOCÊ! Aprenda a reciclar esse lixo o mais rápido possível. Eu acredito que o melhor processador para essa reciclagem é a FELICIDADE, não aquela no pote de margarina, mas aquela do processo, na construção do propósito!
Excelente semana Donadelas!!!!
Comentários