O mito da positividade tóxica – Você precisa estar feliz o tempo todo

Há alguns anos, eu não me permitia sentir sentimentos negativos. Me sentia muito culpada, não sei exatamente o por quê. Parecia que eu só me permitia sentir sentimentos bons e alegres. Mas com o tempo isso se tornou sufocante.

Com a maturidade da vida, vamos evoluindo. Hoje, depois de muita auto análise, eu apenas aceito todos os meus sentimentos, os bons e os ruins, sem bloquear nada e apenas tentando entender o porquê de me sentir assim.

E cada vez mais eu percebo que não podemos negar o que sentimos com a falsa ilusão de que estamos nos salvando de problemas. Isso é longe de ser verdade! É necessário muita honestidade com tudo o que anda borbulhando nas nossas mentes. Só assim pra nos conhecermos melhor e tomar decisões baseadas em quem somos e não no que esperam de nós.

Muito dessa caminhada envolve sentimentos desagradáveis que temos tendência a evitar. Eu, pelo menos, evitava a qualquer custo. Aprendi que existe um nome pra esse hábito: positividade tóxica.

Em outras palavras, é essa necessidade de sempre ver apenas o lado positivo das situações sem permitir que emoções e sentimentos menos felizes e alegres possam ser sentidos. É possível agir assim com nós mesmos e com os outros. Hoje, compreendo que agir dessa maneira cria um desequilíbrio nas nossas vivências, já que estamos aqui pra viver todas as emoções e aprender com elas. Por isso, compreendo o valor dessas emoções e sentimentos considerados negativos. Sem eles, não se tem um equilíbrio emocional.

Então, quando se trata desses sentimentos, o truque: Lembrar que tudo o que sentimos tem uma razão e que pode ser importante para nós. Por isso, sinta todos os sentimentos. Mas lembre-se que eles são temporários.

Permita-se mergulhar neles, senti-los, analisar se você está certo ou se é apenas seu ego que se machucou, mas depois evolua para outras emoções menos pesadas. Trabalhe seu mental para ficar bem novamente. Não deixe essas emoções pesadas consumirem você por muito tempo, isso é perigoso. Para mim, é uma questão de um ou dois dias processando tudo isso e depois me fazendo presente olhando pro futuro e não pro passado, com olhos mais otimistas (com equilíbrio, nada de positividade tóxica).

Sentimentos são uma coisa complicada de lidar e analisar, mas uma vez que deixamos de lado o medo de descobrir algumas verdades sobre nós mesmos, fica cada vez mais fácil.

Hoje, vejo o quão gratificante é poder sentir todas as emoções que o corpo e mente sentem. Sem filtro de julgamentos externos ou internos. Apenas você e a vontade de se conhecer cada vez mais.

Artigos relacionados

Comentários