Não perca o seu tempo nem faça o cliente perder o dele

Gente, eu fico perplexa quando vejo a falta de preparo das pessoas que gerenciam alguns perfis pessoais e empresariais nas redes sociais.

O comportamento que mais me deixa impaciente é a mania que muitos perfis têm, de querer dar trabalho aos seguidores. Eu confesso que quando vejo que vou ter trabalho, de primeira, ignoro ou deixo de seguir aquele perfil.

As respostas nos comentários de alguns perfis, podem até ser elaboradas, mas interpreto como: “não quero te informar isso; não é aqui; vai em outro lugar buscar a informação…” Ou seja: a pessoa que administra o perfil, passa o trabalho para o seguidor. E essas pessoas não percebem que o potencial cliente está na frente delas, pedindo para ser atendido.

Eu gosto muito da analogia da feira. Funciona assim: digamos que eu seja feirante, e participo de 4 feiras diferentes por semana. Então na segunda eu monto minha banca na Feira X, na quarta eu monto a banca na Feira Y, sexta, eu armo minha barraca na Feira Z, e no sábado eu monto a banca na Feira W.

Parece simples, são 4 feiras distintas, tenho o mesmo produto com os mesmos preços e condições a oferecer. Porém, quando os clientes das Feiras X, Y e Z aparecem para comprar na minha banca, e pedem para ver meus produtos, eu respondo que não estão ali, estão na Feira W.

Ou seja: eu monto a banca, mas não ofereço nada, só a propaganda da minha marca, mas os espaços estão vazios. Porque me limito a informar que o meu cliente vai ter mais trabalho, e precisará procurar num outro endereço, se quiser comprar meus produtos ou serviços.

Faz sentido isso???

Claro que não. Mas agora troca o nome “Feira” por “Redes Sociais”. Temos centenas de redes sociais atualmente. Se nos propomos a participar de duas, três, quatro redes, precisamos entregar os produtos ou serviços para os clientes daquela rede!!!

Pelo amor de Deus, parem de mandar os clientes de uma rede, buscar informações em outra plataforma! Se você não tem condições de atender em outros canais, não perca seu tempo nem faça o cliente perder o tempo dele.

Rede social é conexão, é link. Se você não quer estabelecer conexão com as pessoas, você pode fazer o post mais lindo do mundo e o texto mais bem escrito e atrativo da face da terra, que não vai ter o resultado desejado.

Leve a sério a praticidade, se você não quer informar o preço, talvez ainda não esteja preparada para vender. Porque em qualquer negociação de compra e venda há um preço. Então porque essa mania de querer dar trabalho ao cliente pedindo para ele acessar essa resposta do preço na mensagem privada? Porque responder com comentários quase que automáticos para seus seguidores/clientes (“mais informações, acesse o link da bio…”)?

As pessoas que respondem nos perfis das marcas não perceberam que conversam com pessoas. Que ali, do outro lado da tela, tem alguém com necessidades, dúvidas, e claro, maior insegurança, porque não está diante do vendedor, nem da empresa física, e nem do produto. Algumas pessoas precisam, inclusive, da redundância de informações para se sentirem mais seguras.

Então, que tal refletir sobre como você está tratando o cliente que vai até sua empresa (perfil), perguntar algo?

Se você se dispõe a fazer parte de uma nova rede social, vá com tudo. Com vontade de criar novas conexões e com alegria em atender e responder a essas conexões. Mostre fotos, pergunte, responda às perguntas, envie mais informações, faça você o trabalho de “ir ao estoque e trazer as mercadorias para apresentar ao cliente”.

Então, ao invés de mandar ele ir a outro endereço, vá lá no seu “depósito” (o perfil na rede social que você acredita que é a sua principal, e acha que todos têm obrigação de visitar), e traga o produto ou serviço, para apresentar ao cliente que está ali diante de você, perguntando. Não tenha preguiça de criar link, de atender bem. Não tenha preguiça de mostrar seus produtos ou serviços. Você está ali exatamente para estimular conexões!

Se não quer ter esse trabalho, simplesmente não abra perfis em outras redes (WhatsApp, Donadelas, Instagram, Facebook, Tik Tok, LindedIn, Telegram, Youtube, etc) , e portanto, não faça seus clientes perderem tempo. Foque em uma plataforma só e atenda muito bem todos lá.

Agora faça uma reflexão, como você está atendendo seus clientes nas redes sociais que se propõe a participar? Deixa aqui nos comentários suas contribuições e vamos discutir melhor esse tema.

Artigos relacionados

Comentários

  1. Pois mim serviu muito de alerta esse artigo, pois ao querer estar em vários espaços, acabo não fazendo bem essa oferta, gerando frustração nos clientes. Fiquei impactado com tudo o que você falou, pois é exatamente como é sinto quando busco informações e sou obrigado a mudar de ambientes digitais atrás da informação! Valeu muito!

    1. Obrigada, Leonar. Penso que essa migração rápida para o digital por conta da pandemia, nos fez tomar atitudes rápidas, mas não ainda totalmente estudadas. Precisamos agora aprender como nos relacionar com o cliente nos diversos canais se quisermos nos manter competitivos. O fato de mandar o cliente para outra rede é um risco enorme, porque em um ou dois cliques, o concorrente pode aparecer para ele, de maneira muito mais atrativa, e melhor: oferecendo mais praticidade no atendimento.