Design, inovação e experiência do cliente
A cada dia que passa os especialistas em estudos do comportamento do consumidor vêm buscando estratégias para melhorar a experiência do cliente e transformá-la num elemento catalizador para o sucesso empresarial.
Uma das estratégias tem sido a utilização do design de produtos e serviços para redefinir a forma como as marcas se conectam e cativam os consumidores. Estudos do comportamento e usabilidade dos produtos têm se tornado prioridade para muitas empresas.
E como isso funciona?
O ponto de partida de tudo é, obviamente, o cliente. A inovação em design tem construído seu alicerce na abordagem centrada no usuário. O formato dos produtos e os desdobramentos na prestação de serviços precisam atender exatamente aquilo que o cliente necessita. E, para isso, a observação, uma boa pesquisa e a empatia são essenciais nesse processo.
Na prática não é só oferecer o que está na moda ou o que o seu fornecedor está sugerindo, mas é observar se aquilo que está sendo oferecido é atrativo em termos de cores, ergonomia, tamanho, funcionalidade, simplicidade e preço. É muito importante oferecer uma verdadeira experiência ao cliente.
Para as empresas que vendem pela internet, não é só descrever o produto, mas detalhá-lo de forma que quem está navegando possa ter as dimensões exatas do que está comprando (tamanho, características do material, cores e outros).
Estudos de mercado apontam que quando esses detalhes não vêm especificados, mais de 60% das compras são abandonadas no carrinho.
A dica é tornar-se atrativo em todos os aspectos. E isso só se faz com um bom design de produto ou serviço.
Uma das empresas brasileiras que se utiliza muito bem do design é a Natura. E esse recurso a tornou uma empresa diferenciada e competitiva frente a outras gigantes da perfumaria. A estratégia de preservação do meio ambiente, respeito à natureza e aos povos originários, design das embalagens, reuso de embalagens, marketing sensorial e os cuidados e respeito com a saúde do consumidor tem proporcionado ganhos significativos à empresa, além do reconhecimento internacional no aspecto sustentabilidade.
Outro exemplo são as Havaianas. Ela consegue utilizar os clientes em todo o processo de desenvolvimento de novos produtos. Os clientes são convidados a sugerir novos produtos, formas, dar feedbacks e compartilhar suas experiências.
Mas essas estratégias são só para as grandes empresas?
Claro que não. Um pequeno negócio pode criar produtos e formas de ofertá-los ouvindo seus clientes e utilizando a mesma estratégia das grandes empresas.
Algumas vezes, até a reorganização do layout do ambiente pode promover uma sensação de novidade no negócio.
É importante perceber o cliente. Ele sempre sinaliza o que você precisa melhorar na experiência vivida com a sua marca.
Comentários