Como você se inspira para fazer algo novo?

A Criatividade é muito importante para a Inovação. Ela é uma habilidade capaz de produzir ideias ou produtos novos e trazê-los à realidade.

“A criatividade requer paixão e comprometimento e traz para a nossa consciência o que antes estava escondido, apontando para uma nova vida”, afirma o psicólogo existencialista Rollo May.

Assim, se você tem ideias, mas não age sobre elas, dificilmente estará produzindo inovação. Criatividade e inovação não são sinônimas, pois se a ideia não é concretizada não existirá inovação.

Quem é empresária sabe que se não inovar deixará de ser relevante para seus clientes. E essa capacidade precisa ser revigorada a cada dia, pois a concorrência e a transformação digital não permitem que os gestores “durmam no ponto”.

Mas, se para inovar você precisa ser criativo, e a criatividade não é uma característica eminentemente nata, como estimular a criatividade da equipe (e a sua), para concretizar algo novo na empresa?

Primeiramente você precisa de inspiração e ela pode ser estimulada por diversos fatores internos e externos. O estudo, a leitura, a convivência social podem ser grandes inspiradores, e aqui trago alguns elementos que podem ser trabalhados para estimular a criatividade e a inovação.

– Mente aberta. Este deve ser o principal aspecto para estimular a criatividade e inovação. A aprendizagem multicultural, isenta de preconceitos, pode ser um catalizador da criatividade. Estar sempre aberta ao novo, sem julgamentos e críticas, podem ajudar nesse processo. Não é um exercício muito fácil, mas pode produzir excelentes resultados. 

– Relacionamento – Networking. Não existe nada melhor para estimular a criatividade do que estabelecer redes de contatos com diversos tipos de pessoas ou empresas. Pensamentos diferentes ou divergentes dos seus podem ser estimuladores para um processo de criação.

– Associação. Estudos mostram que as pessoas que têm facilidade de operar em grupos têm capacidade de inovar mais que aquelas que gostam do isolamento.

– Iniciar pelo pequeno. Muitas pessoas pensam que para inovar necessita ter ideias grandiosas. Implemente pequenas ideias que tenham propósito positivo e que possam ser observadas pelos clientes. Muitas vezes uma mudança no layout da empresa pode proporcionar bons efeitos.

– Atenção ao que ocorre ao seu redor. As boas ideias não acontecem do nada. É preciso estar atento a tudo o que ocorre em seu entorno, mesmo aquilo que você julgar banal pode ser uma fonte de inspiração.

– Redes Sociais. Um recente estudo da Empresa Faber-Castell, denominado Mapa da Criatividade, demonstrou que as Redes Sociais são uma fonte de inspiração para os brasileiros, 45% dos entrevistados. Sim, o relacionamento entre pessoas e empresas, os memes, os vídeos podem ser utilizados como fontes inspiradoras para a criatividade e a inovação.

Ainda sobre a pesquisa, 85% das pessoas entrevistadas “concordam que a criatividade é uma habilidade treinável”.

Sendo uma habilidade treinável, você não precisa ficar frustrada se não se considera tão criativa. O importante é ter iniciativa para exercitar essa habilidade. Existem inúmeros cursos no mercado que podem ajudar no processo criativo.

Junte-se a pessoas que pensam diferente de você e podem contribuir com a sua empresa. Não tenha medo se o outro parece ser melhor que você. Existem habilidades e competência complementares que podem produzir ideias e produtos revolucionários.

Desejo sucesso na jornada!

Artigos relacionados

Comentários