Conheça os tipos de serviço à mesa

Quem vai receber precisa definir o tipo de serviço ideal para o evento, levando em consideração o número de pessoas e o local onde acontecerá.

Uma das opções mais modernas e requintadas é o serviço volante. Os convidados ficam em pé, livres para circular, e os garçons oferecem finger foods, salgados, aperitivos e bebidas.

Tudo pode ser consumido sem a necessidade de faca, apenas garfos. O importante é ter mesinhas espalhadas e guardanapos de papel, para que as pessoas deixem lá o que já consumiram.

Uma outra opção muito elegante é o serviço empratado. Nesse caso a mesa é posta e o garçom traz o prato pronto para cada convidado. É preciso uma equipe bem treinada para que os convidados sejam servidos ao mesmo tempo, sempre lembrando que as senhoras são servidas em primeiramente.

No serviço à americana, também conhecido como buffet, os pratos ficam em uma mesa ou buffet e os convidados vão até e ser servem. Pratos, talheres e guardanapos ficam em uma mesinha lateral ou mesmo em uma das extremidades do buffet. Pode ser posta a mesa ou não, dependendo do tipo de evento. Muito utilizado em eventos de familia, quando não há lugar a mesa para todos.

Uma versão é o serviço à brasileira, todos sentam à mesa e as travessas com as comidas são colocadas no centro da mesa e cada pessoa se serve. Um pequeno detalhe: se precisar de alguma travessa que esteja longe, peça a quem estiver mais próximo que passe, jamais cruze a frente da pessoa ao lado para pegar.

E finalmente o serviço mais formal, à francesa, que exige uma equipe muito bem treinada. A mesa é posta. Todos os convidados ficam sentados em lugares já marcados, separando os casais para que a conversa flua. As travessas são apresentadas pelo lado direito do convidado e depois novamente pelo lado esquerdo quando este então se serve. Pratos, talheres e taças são retirados pelo lado direito à medida que os pratos e vinho serão servidos.

Artigos relacionados

Comentários