Compra segura em comércio virtual

Uma compra segura através do comércio eletrônico é aquela que dá garantias para todos os envolvidos, ou seja, o comprador, o vendedor e o próprio comércio eletrônico.

Nesse artigo vamos focar na perspectiva do comprador. Esse tem a expectativa de receber exatamente o produto ou serviço contratado, dentro do prazo que foi repassado, não tendo que se preocupar com nenhuma intercorrência. Da mesma forma, quer ter a tranquilidade de saber que seus dados pessoais e de pagamento estão protegidos.

Trazemos algumas dicas para que suas compras online sejam o mais seguras possíveis:

Por lei, todo comercio eletrônico é obrigado a manter a fácil acesso do consumidor sua  razão social, o CNPJ, endereço físico da empresa, telefone e e-mail visíveis no site. Nossa dica é que você pode consultar se aquela empresa está ativa, bem como se legalmente habilitada para operar como comercio eletrônico. A consulta é feita através do site da Receita Federa no link: https://servicos.receita.fazenda.gov.br/servicos/cnpjreva/cnpjreva_solicitacao.asp.

O consumidor poderá também consultar o CNPJ e a loja virtual através de sites como o Reclameaqui. Esse site registra quando tem reclamações sobre aquela determinada loja e como a mesma se porta na resolução dos conflitos que chegam ali.

Não aceite qualquer método de pagamento pouco seguro, como transferência bancária, dinheiro ou cheque. Atualmente existem sistemas de pagamento como o PayPal, que protegem o consumidor caso o vendedor não entregue o produto.

As operadoras de chamado cartão de crédito virtual. Cada banco tem suas regras, mas em regra ou esses cartões expiram em horas ou então mudam o CVV (aquele que fica no verso do cartão) periodicamente. Ou seja, você consegue realizar a compra desejada, sem que aquele comércio eletrônico fique com a numeração válida de seu cartão de crédito.

Vamos lembrar que as plataformas de comercio eletrônico podem ser grandes aliadas para concretizar vendas com facilidade e segurança, mas para isso recomendamos que os consumidores tomem os cuidados listados nesse artigo para que tenham uma excelente experiência de usuário.

Artigos relacionados

Comentários

  1. Ótima dicas, Ana! Eu confesso que com a expansão das compras no ambiente virtual, estou mais atenta. Na minha experiência pessoal, o “Reclame Aqui”, funciona com qualidade. Para ser sincera é o mais efetivo provocador de retornos para nós, consumidores.
    Valeu as informações. Beijo beijo.