Como ser um bom líder numa pequena empresa

Cada vez vem ficando mais claro a importância das pessoas no aumento da produtividade nas empresas, principalmente nas pequenas ou como alguns dizem, de pequeno porte. Em uma empresa o papel do líder é crucial para o sucesso. Isso porque a liderança é uma função importante no desenvolvimento de cada membro da equipe, de forma que os esforços em conjunto concretizem o objetivo definido.

Em empresas pequenas, com equipes menores, isso é muito mais importante, pois depende do líder conseguir direcionar a equipe da melhor forma possível. Há quatorze anos atrás empreendi numa franquia de cosmético profissional e tinha uma equipe bem compacta: quatro vendedoras e um motoboy. Foi a primeira vez que tive uma equipe com menos de 80 pessoas, inicialmente foi uma experiência impactante, mas depois se tornou enriquecedora.

O primeiro impacto foi a relação muito próxima com todos, às vezes eu sentia falta de um tempo maior para tomar as decisões referentes a equipe, mas como a relação era muito direta, levei um tempo para entender como administrar essa situação. Até chegar esse momento, cometi alguns erros como: não conhecer o perfil de cada um, não difundir uma cultura de transparência e principalmente não estabelecer um processo de comunicação. E quando passei a trabalhar alguns aspectos da liderança junto à equipe, observei melhorias tanto no relacionamento entre eles e eu, quanto no faturamento. Vou dividir com vocês os principais aspectos que trabalhei na minha liderança:

Motivação

Um líder de pequena empresa deve saber como motivar sua equipe e encorajar um bom trabalho sem exigir que seus liderados vão além de suas capacidades. Motivar bem uma equipe e encontrar esse ponto de equilíbrio é uma das qualidades essenciais a um líder, especialmente tratando-se de pequenas empresas.

Transparência

Já se foi o tempo em que o líder guardava para si os planos do futuro da empresa e apenas dizia a seus funcionários que fizessem o que estava mandando. Hoje, é fundamental que um líder aja com transparência e mostre onde quer chegar, quais são as metas que deseja atingir para integrar a equipe nesse objetivo.

A transparência do bom líder de pequena empresa também inclui os sucessos e os problemas, deixando claro as consequências positivas ou negativas do trabalho da equipe.

Comunicação

Um líder deve entender o valor da comunicação da equipe e prezar pelo contato e estrutura que a permita. É sua função comunicar as ordens, estabelecer metas claras, ser compreendido e compreender seus subordinados.

Essas foram as principais qualidades que desenvolvi em minha liderança a frente de uma pequena empresa. Coragem Mulher Empreendedora!

Artigos relacionados

Comentários