Como ser um bom chefe?

Muitos sonham em ter seu próprio negócio, empreender. Com um bom projeto, boa assessoria e, claro, um capital é possível sim. Mas será que só isso basta?

Bom, quem nunca foi “patrão”, talvez não saiba lidar muito bem com essa posição. Quando você é empregado, trabalha em uma empresa, há todo um suporte para que você consiga ter sucesso em uma posição de chefia. Mas, e quando não há esse suporte e você tem que enfrentar esse desafio?

Ser um bom chefe envolve não apenas saber administrar o negócio, mas também estar atento aos movimentos do mercado, tomar decisões, monitorar todos os aspectos de uma empresa e isso envolve empregados, vendas e outros tantos mais.

Para ser um bom chefe você precisa antes de tudo ser um motivador de pessoas, ter um time que lute unido e que vista a camisa da empresa. Que tenha você como referência, como modelo.

Estimule seus funcionários, reconheça cada esforço e cada conquista.

Delegue, lembre-se de que você não será capaz de fazer tudo, ninguém consegue fazer nada sozinho. Como chefe você tem que ter a noção e o conhecimento do todo, mas isso não quer dizer fazer tudo, há certamente pessoas na sua equipe que sabem fazer tão bem ou melhor do que você. Acredite nelas.

Nada pior do que um chefe que centraliza tudo, delegue as tarefas e, se não forem feitas corretamente, corrija e ensine.

Saiba escutar, que é diferente de apenas ouvir. Esteja sempre aberto para novas sugestões, aceite as críticas ou simplesmente tire as dúvidas de quem precisar.

Acredite, as pessoas aprendem muito mais com os erros do que com os acertos. então seja tolerante com as falhas, procure ser um chefe a quem as pessoas recorrem sempre, mesmo quando erram, porque sabem que podem contar com seu apoio. Uma equipe que vive tensa tem como resultado um baixo rendimento. Confie que seus funcionários são capazes e estão bem treinados.

Aprenda com seus erros também, não queira ser aquela pessoa que abre um negócio, o negócio fracassa, abre outro, fracassa e assim por diante, porque não aprendeu nada com seus erros.

Todos são iguais, você até pode ter mais afinidade com um outro funcionário, mas não deixe que isso interfira em sua relação com seus funcionários, trate todos da mesma maneira, todos são peças importantes para seu sucesso como empreendedor.

Artigos relacionados

Comentários