Ansiedade bateu? Está na hora de separar pregos de parafusos

Semana passada estava eu ansiosa, diante de alguns desafios por vir.

Para mim, ansiedade é a irmã da Alexa, habitante do tempo futuro. A criatura tem poderes e é capaz de adentrar a nossa mente de hoje, algumas vezes.

Acordei irritadiça, não estava conseguindo me concentrar em minhas tarefas e brigando até com a coitada da tartaruga. O termostato ativou.

Diante da nuvem escura que se aproximava, peguei a caixa de ferramentas da casa, primeiro material que vi ao entrar na área de serviço, sentei-me e comecei a separar os pregos dos parafusos. Com calma, olhando o formato de cada um deles e imaginando onde poderiam ser usados. Parecia até uma meditação guiada, ia respirando com consciência. Fiquei por ali uns quinze minutos, totalmente imersa, deixando que aquela atividade tão boba, tomasse conta do meu tempo…

A mente PREocupada  cobra um preço muito alto. A palavra preocupação vem do grego e quer dizer “dividir a mente”. A ansiedade faz exatamente isso, te colocando com o pé no futuro, desencadeando pensamentos aflitos que parecem incontroláveis.

A metade que está cheia de perguntas sobre algo que pode vir a acontecer, se sobressai e a ansiedade faminta vai roubando espaço, distorcendo a sua visão e esgotando energia na sua tela mental.

É aí que entram os pregos e parafusos da minha história. Eles me ajudaram promovendo a ancoragem da emoção aflitiva. Também funcionaria com qualquer outra atividade simples que tivesse o mesmo propósito.

Quando cortamos o circuito da ansiedade com algo totalmente atípico, que nos mantenha em atenção focal por um tempo, estamos quebrando o ciclo desgastante em formação e liberando novos espaços na mente. Voltamos para o tempo presente e aumentamos as possibilidades de soluções criativas para os nossos impasses. Funciona mesmo!

Você vai reprogramando seu cérebro, assumindo o controle das suas emoções, prego a prego. Murcha a ansiedade e avisa a ela que no seu território não há lugar para moradia e mesmo que ela tente chegar, você já aprendeu a neutralizá-la, de forma cotidiana e eficaz.

Quanto mais você praticar atividades como esta, mais confiante e rápido será capaz de modificar padrões de pensamento, elevando o bem-estar.

Comece tentando, depois me conta.

Beijo beijo.                                                                                        

 

Artigos relacionados

Comentários