Acredite: sua empresa é menos conhecida do que deveria
Você reuniu anos de experiência para criar o melhor produto possível, após aprender com os erros, aperfeiçoou seus serviços, treinou a equipe e se desenvolveu como empresária. Estuda e trabalha duro diariamente para fazer o melhor, para entregar o melhor para o seu cliente, mas ainda assim o retorno não vem, a empresa não decola.
Por estar tão envolvida com o próprio negócio, às vezes é difícil analisar friamente algumas questões básicas e enxergar que pouquíssimas pessoas conhecem sua empresa e menos ainda conhecem seus diferenciais.
Avalie: Qual é o seu mercado potencial e quantos % dele conhecem a empresa?
A cidade de Belém, por exemplo, tem em torno de 432 mil pessoas que exercem uma atividade profissional (formal ou informal), com salário de médio mensal de 3,5 salários-mínimos (dados do IBGE). Por mais que se divida esse número entre homens e mulheres, faixa etária, bairro onde mora e estilo de vida, tem muito mercado para explorar e rentabilizar.
A dura verdade é que mesmo quando você divulga sua empresa para amigos, parentes e posta na rede social com 10.000 seguidores, está alcançando um percentual mínimo do seu público-alvo. Existem milhares de pessoas espalhadas pela cidade, que gostariam de comprar o seu produto, mas simplesmente não o conhecem.
Não à toa uma das frases mais famosas do mundo do empreendedorismo é “Se eu tivesse um único dólar investiria em propaganda”, citada por Henry Ford, empresário da indústria automobilística.
Se é para tropicalizar a estratégia de marketing, citarei o grande apresentador Chacrinha que sabiamente falava “Quem não se comunica, se trumbica”.
E se ainda assim você está reticente e desconfiando dessas referências mais antigas, saiba que o Mark Zuckerberg, dono do Facebook, Instagram e WhatsApp divulga as empresas através de propaganda em tv aberta, rádio e mídia externa.
Respeitadas as devidas proporções de orçamento, fica claro a importância da propaganda para alcançar novos públicos, ser lembrado pelo cliente potencial e ter retorno em vendas.
Se quiser fazer dinheiro, tem que gastar dinheiro, portanto, separe um valor mensal para investir de maneira inteligente na divulgação do seu negócio.
Quer investir em marketing, mas está com receios e dúvidas? Me envie uma mensagem que a gente conversa a respeito.
Comentários