A Cor é Rosa

No ano de 2023, Barbie certamente foi uma das estreias cinematográficas mais aguardadas (talvez dos últimos tempos!). Várias marcas proporcionaram uma avalanche cor-de-rosa nos mais variados meios de comunicação, o que ocasionou um grande interesse pelo filme em diversos públicos. Redes sociais, sites e até fachadas de lojas foram decoradas com referências ao filme, obviamente contando com o retorno financeiro que a onda do momento poderia proporcionar.

Dito isso, fica a pertinente dúvida: Posso utilizar elementos de um filme livremente em meu empreendimento?

No universo do entretenimento, sempre devemos lembrar do importante mundo da Propriedade Intelectual (PI), ou seja, aquele lugar onde estão as proteções das criações humanas. Seja uma marca, o direito autoral de uma roupa ou a própria patente de uma boneca são meios extremamente necessários para que os criadores tenham uma justa remuneração por suas criações, evitando que copiadores/falsificadores obtenham lucro por algo que não criaram, afrontando às leis e a própria economia.

A icônica boneca Barbie que encantou gerações é um exemplo poderoso de como a Propriedade Intelectual é fundamental para proteção de marcas e personagens. A Mattel, empresa criadora da Barbie, investiu em sua marca, tornando-a um símbolo reconhecido globalmente. Não é à toa que a estreia do seu filme movimentou o mercado de roupas, acessórios e serviços, como unhas pintadas na cor rosa, por exemplo.

A Propriedade Intelectual assegurou ao longo dos anos que nenhuma outra empresa pudesse utilizar ou fazer referência a Barbie sem o conhecimento da sua proprietária, a empresa Mattel. Isso garante a rentabilidade do produto, a magia e identidade dessa personagem, evitando imitações e o uso indevido.

É sempre bom lembrar que diferente da cidade “Barbielândia”, no mundo real, podemos ter muitos dissabores ao não cuidarmos da nossa propriedade e também quando utilizamos sem autorização algo que não é nosso. Por isso, devemos sempre lembrar: ao proteger sua marca e as suas criações de forma geral, a empreendedora está também agregando valor ao seu negócio e o tornando mais atraente para investidores e parceiros comerciais.

Celebre e proteja a sua originalidade, pois o tom do seu negócio, seja ele qual for, deve ser inviolável. Força e potência feminina podem até estar na moda com o filme da boneca, mas não esqueçamos que essa luta é um caminho constante e sem volta. Como já dizia a atemporal Rita Lee:

“Sexo frágil
Não foge à luta

Por isso, não provoque
É cor de rosa choque.”

Artigos relacionados

Comentários