Quando a grama do vizinho tá mais bonita, o que fazer?

Tenho certeza que em algum momento da sua vida já ouviu a expressão “ a grama do vizinho tá mais bonita que a sua”, ou até já achou que a grama do vizinho realmente estava mais bonita que a sua. E o que isso tem a ver com o universo do empreendedorismo? Tudo, vou já te mostrar que você pode estar vivendo isso neste exato momento.

É claro que é da natureza humana sempre achar as coisas dos outros melhor do que as suas, na infância a boneca da amiguinha era mais bonita, na adolescência a bolsa ou blusa “daquela garota” eram melhores e na fase adulta escolhemos vários itens para comparar e tá tudo certo querer coisas melhores, mas não podemos perder nossa essência, caso contrário seremos meras copias.

Quando abrimos um negócio estamos inspiradas em alguém, alguma coisa, mas nos últimos anos tenho percebido muitas empreendedoras, empresarias e empresários perdendo muito tempo vigiando o concorrente, aqui o “vizinho”, e sofrendo por achar que o vizinho está melhor. E muitas das vezes não tem informações suficientes para saber se o concorrente tá melhor mesmo, apenas cria uma visão e passa a viver essa sensação dia a pós dia e passa a ser reativo nas suas decisões. Como assim? Isso mesmo, passam a tomar decisões baseadas no comportamento do concorrente, ou seja, passa a agir como cópia.

Mas, se o concorrente está fazendo, não é bom pra mim também?

Nem sempre, afinal muitas são as variáveis entre negócios do mesmo segmento, vamos comparar uma doceria com uma única loja e uma com 4 lojas na mesma cidade.

  • Poder de compra: a doceria com mais lojas conseguirá mais descontos com os fornecedores, afinal sua compra será maior, o que vai impactar diretamente no preço de venda dos seus produtos;
  • Atendimento: com o número de lojas a mais, aumenta a probabilidade de fidelização do cliente;
  • Rentabilidade: é claro que a rentabilidade de 4 lojas é maior do que a rentabilidade de uma loja, e isso faz diferença no financeiro para tomada de decisões;
  • Marketing: uma doceria com 4 lojas terá mais verba para um plano de marketing mais arrojado;
  • Processos: uma doceria com 4 lojas provavelmente terá alguns processos muito parecidos com a doceria de uma loja, mas com toda certeza terá suas especificidades.

Com todas essas diferenças, como a empreendedora da doceria de uma loja, pode gerenciar com as mesmas estratégias da doceria com 4 lojas?

Não dá, simplesmente não dá, pois ela terá muita dificuldade de acompanhar promoções que envolvam preço, pois os custos de uma são maior do que o da outra, corre risco de operar na desorganização e fora o baixo poder de compra.

Quando você olha demais para fora do seu negócio, você perde o foco, acaba deixando de desenvolver seus processos, as pessoas e consequentemente de melhorar os seus resultados.

Mas, esse artigo não é só sobre a gestão estratégica do negócio é também sobre as consequências sobre você de ficar só olhando a grama do vizinho. Quando a empreendedora fica presa nessa vigilância 24h, nem percebe a mudança de alguns comportamentos, como:

  • Mau humor, tenho percebido que as empreendedoras ficam mau humoradas, algumas até depressivas por conta dessa visão do “vizinho melhor”
  • Algumas, ficam tão obcecadas em fazer seus negócios crescerem igual o do “vizinho” que esquecem de cuidar da saúde, de aproveitar a família e amigos
  • Passam a desconfiar de tudo e de todos, nada do que sua equipe faça é o melhor, isso causa um clima inseguro e toxico no negócio

Claro que o crescimento e o lucro é a razão de qualquer negócio, mas não pode ser de qualquer jeito ou a qualquer preço. Posso te garantir que a conta vem e o preço é alto, muitos negócios até tem potencial, mas a ansiedade e a preocupação demasiada da empreendedora com a “grama do vizinho” cegam para aquilo que ela realmente precisa fazer: gerir o seu negócio.

Se você está passando por isso peça ajuda, um dos papeis da mentora é te ajudar a colocar sua liderança no trilho.

Excelente semana Donadelas!!!!

Artigos relacionados

Comentários