No seu negócio você delega ou delarga?

Com o mercado cada vez mais competitivo e as empresas cada vez mais fazendo malabarismos para se diferenciarem nesse mercado, temos encontrado gestões que andam delargando mais do que delegando.

E qual a diferença? Delargar consiste em transferir totalmente a responsabilidade para outra pessoa ou até mesmo passar orientações sobre uma tarefa de forma rápida que acabe sendo prejudicial para o negócio. Já delegar, significa passar as orientações do cumprimento de determinada tarefa com clareza e assertividade com o interesse dessa pessoa realmente realizá-la corretamente e com isso desenvolver-se e se tornar um profissional melhor.

Empreendedora, eu sei que não é fácil, afinal você acredita que quando contratou aquela funcionária era porque ela sabia exatamente o que fazer. Então por que agora eu preciso ser tão óbvia? Primeiro, porque o obvio precisa ser dito. E segundo, porque talvez a forma que ela saiba fazer não seja a forma que você deseja que seja feito ou ela simplesmente não sabe fazer tão bem. Ser dona de um negócio implica em ser responsável pelo todo até o fim, ou seja, mesmo que você contrate alguém para executar uma atividade que hoje é você quem faz, monitorar e analisar os resultados é responsabilidade sua do início ao fim, afinal é o seu negócio.

Eu acredito que delegar é umas das competências mais importantes de um líder, embora ela pareça complicada, na verdade é muito simples, por isso separei alguns passos para você começar a delegar de forma mais eficiente:

  1. Tenha clareza do que quer que a outra pessoa faça: se você não souber se expressar de forma clara e assertiva, corre o risco da outra pessoa não executar a atividade da forma correta, sem atender suas expectativas e deixá-la frustrada;
  2. Identificar exatamente quem poderá executar a tarefa: empreendedora você precisa conhecer seu time para saber quem tem perfil mais alinhado a natureza da tarefa. Escolher quem está disponível pode ser a maior cilada, estar disponível não significa estar minimamente preparado, o que pode causar desmotivação e frustração para você e liderado;
  3. Esclareça quais são os recursos disponíveis e até onde a pessoa pode ir: se você contrata alguém para trabalhar no setor de atendimento do seu negócio, ela precisa saber se conta com algum orçamento para ações promocionais, por exemplo. Ela precisa saber até onde pode tomar decisões, ela precisa conhecer as regras, valores da do seu negócio, para que possa fazer o melhor com o que dispor.
  4. Feedback: esse para mim é o ponto principal, pois é aqui que você pode munir seu funcionário de informações se ele está indo bem ou não. E você deve deixar claro a periodicidade deste feedback, para que ele esteja preparado para ouvi-lo.

Agora de você já cumpriu o passo a passo para DELEGAR, deixe seus funcionários trabalharem!

É muito importante da autonomia para seu time, eles precisam se sentir à vontade e seguros para extraírem de si o seu melhor.

Claro que tudo isso está lincado a confiança, seja a confiança no caráter quanto na capacidade das pessoas que trabalham com você. Mas, por trás da confiança tem algo muito importante, o seu mindset, ou seja, sua maneira de pensar. Se você não se autoconhecer minimamente, poderá colocar tudo a perde no processo de delegação com seu conjunto de crenças e valores, sabotando cada passo de seu time.

Não esqueça, delegar é investir tempo, conhecimento, atenção e acima de tudo autoconhecimento para seu aprimoramento enquanto líder, empreendedora. O ato de delegar promove um desafio para seu time, você ganha tempo livre e crescimento pessoal, o seu time também cresce e o resultado é o crescimento do seu negócio.

Excelente semana Donadelas!

Artigos relacionados

Comentários