3 princípios para avaliar a divulgação da sua empresa

Gostamos de ver coisas bonitas. Isso é um fato! Pessoas, paisagens, casas, animais, comerciais, impressos… Se for bonito, é mais prazeroso de ver, mais atraente e sedutor. Além disso, levando para a questão profissional, algo belo e bem-feito agrega valor e melhora a percepção do que você está divulgando ou tentando vender. Isso vale para um post nas redes sociais, para uma apresentação em Power Point ou um anúncio.

Se a sua divulgação tem qualidade, maiores são as chances do produto também ter (o contrário é igualmente verdadeiro).

Ok, mas como fazer isso? Como ir além do gosto pessoal para avaliar se um layout ou um post realmente funciona. Ponderar além do “gostei, não gostei, ficou legal, não ficou legal”? Existem alguns princípios que podem te guiar nessa análise.

Inicialmente pode parecer complicado ou subjetivo, mas através das premissas abaixo é possível observar os designs de outra forma e melhorar a comunicação com o mercado.  

Contraste

Facilita a leitura e destaca o que interessa, deixando claro qual o ponto de referência da arte.

Avalie fundos que valorizam o que está escrito, palavras em negrito e cores diferentes de texto.

Hierarquia

O que você quer que o público veja primeiro? E em segundo lugar?

Defina a importância de cada informação e leve isso em consideração na hora de destacar textos ou elementos da composição. Pode-se estabelecer a hierarquia através do tamanho do texto, localização e cores mais chamativas.  

Um anúncio, por exemplo, pode ter um título (para chamar atenção), subtítulo (2ª informação mais importante) e texto complementar. O mesmo raciocínio vale para imagens: o que deve ter mais destaque? O que desperta a curiosidade no consumidor?

Lembre-se: tentar ressaltar tudo, aumentar o tamanho de todos os textos e ocupar os espaços vazios do layout só fará com que nada seja enfatizado. Quem tenta comunicar tudo ao mesmo tempo, não comunica nada!

De forma geral, os princípios acima deixarão seus designs mais organizados e compreensíveis. Na semana que vem, continuaremos aprendendo sobre elementos simples e básicos que facilitarão a avaliação das divulgações que você precisa criar ou aprovar. Vem comigo!

Artigos relacionados

Comentários