Você também se apaixonou pelos Doramas?

Pois é, esta semana quero partilhar aqui com vocês a minha nova paixão.

Quem diria… eu que sempre cantei os versos do Rappa em bom tom: “Não me deixe sentar na poltrona no dia de domingo”, separei esse dia mesmo, para me aconchegar na minha poltrona preferida após o almoço e ligar a Netflix para assistir as séries Doramas.

Você também se apaixonou por eles? Ou ainda nem sabe do que eu estou falando?

Doramas, originalmente, são novelas asiáticas que viraram séries e estão dominando os Streamings. São assim chamados por conta da pronúncia da palavra original “drama”. Há várias produções disponíveis, com histórias que narram acontecimentos cotidianos, comportamentos de superação e a busca pela felicidade, representando assim a todas nós, em qualquer parte do mundo.

Doramas nos contam em vários episódios, as delicadezas e os desafios das relações humanas. Apresentam uma cinematografia maravilhosa, cenários e figurinos luxuosos que complementam os enredos bem desenvolvidos. Elegância de encher os olhos!

Apresentam uma visão do mundo Oriental não adaptada para o nosso mundo Ocidental e talvez essa seja a grande preciosidade de cada trama. Eles não tentam se encaixar para serem compreendidos. Os roteiros são sobre um jeito de ser da cultura deles e talvez seja isso uma das razões para o grande sucesso. Para quem vive se adaptando para sobreviver, preservar a identidade se torna extraordinário.

Doramas não são só entretenimento, o que por si só já seria salutar, mas eles nos provocam várias reflexões sobre o respeito geracional, os relacionamentos românticos que preservam o tempo de maturação do amor, a fidelidade aos amigos, o lugar relevante da família. Tudo de forma mais vagarosa e mais leve. Abordam problemáticas sociais e apresentam soluções esperançosas e de crescimento para as personagens. Ao final de cada série, todos da trama aprendem algo, e, consequentemente nós, expectadores também aprendemos demais. Choramos, torcemos, sofremos, sorrimos muitas vezes, em cada capítulo. Emoções boas de serem resgatadas.

Doramas viraram uma febre no Brasil, que já desponta como o quinto país no mundo que mais consome este produto.

Acho que estamos carentes de suavidade e beleza. Nos acomodamos na poltrona no dia de domingo para repensar sobre valores, sobre sonhos e sobre a bobagem que é viver em um mundo corrido e cinzento.

Confesso, virei “dorameira”. Se quiser a dica de alguns para assistir no próximo final de semana é só me mandar uma mensagem.

Beijo beijo.

Artigos relacionados

Comentários