Venda segura através de Marketplaces

Olá Donadelas! Como prometido, hoje vou falar um pouco mais sobre venda segura em ambientes virtuais, mais especificamente em Marketplaces, os chamados shoppings virtuais.

Sabemos das vantagens dessas plataformas pois há um aumento exponencial de visibilidade do seu produto ou serviço, mas alguns desafios precisam ser considerados.

Exemplo é que o comerciante tem que interagir com diversas plataformas que possuem regras próprias, devendo esse vendedor adequar seus anúncios ao padrão de cada uma, até mesmo precificando o produto de forma diferente, a depender da plataforma.

Um grande desafio é o gerenciamento de estoque para cada plataforma de marketplace, onde deve existir uma gestão organizada para grandes volumes de vendas, automatizando e sincronizando os processos para se criar uma infraestrutura  capaz de lidar com a demanda, de modo, também, a consolidar sua marca no mercado.

Assim, à empreendedora que oferta produtos nessas plataformas é recomendado ter um HUB de integração, cuja finalidade é garantir a automatização do processo de venda. No mercado temos hoje opções gratuitas (funções mais básicas) e pagas, das quais podemos citar o Tiny, o Bling.

A empreendedora tem que se atentar às boas práticas que merecem sua atenção, pois, mesmo nessa modalidade, deve respeito ao CDC (Código de defesa do consumidor). Assim, a descrição do produto deve ser a mais completa possível, de modo a respeitar o direito de informação do consumidor.

Ainda, considerando que os contratos das empresas com os marketplaces são contratos de adesão (você apenas concorda com os termos), recomenda-se que se estabeleça um canal de contato entre o jurídico do marketplace e os advogados das empresas comerciantes, a fim de auxiliá-los nas ações judiciais porventura existentes, uma vez que, em caso de condenação, este custo será integralmente repassado ao comerciante.

Nesse sentido, busquem sempre assessoria que seja especializada em empresas de base tecnológica, de modo que se reduzam os riscos de seu negócio.  

Artigos relacionados

Comentários