Tendências para o Varejo em 2023+ Parte 2
Olá, empresária de sucesso.
Na semana passada escrevi sobre algumas tendências inovadoras para o varejo, que também podem ser aplicadas a qualquer tipo de negócio. Elas foram apresentadas na NRF 2023.
Falamos sobre fidelidade do cliente, AI, o futuro da loja física, a era da imaginação, metaverso, geração Z e marketing digital.
Mas, como prometido, trago outras inovações para que você fique atenta e, quem sabe, implemente-as em sua empresa. Algumas delas já estão no mercado, outras estão por vir nos próximos 2 dois anos. Confira.
– Personalização. Em meio a tanta inovação fazendo com que o cliente siga para o caminho digital, a personalização é a palavra da moda. O foco está em criar conexão com o cliente e usar de diversos meios para se tornar relevante pra ele. Atender o cliente no tamanho e forma certos fazem a diferença.
– Tecnologia a favor dos clientes. Muitas empresas têm se comunicado com os clientes através de canais virtuais. Sistemas que tiram dúvidas, orientam e dão dicas sobre os produtos, marcas e ingredientes são a tendência do momento. O TikTok pode ser utilizado para transmitir esse conteúdo.
– Crise mundial e dinâmica do mercado. A situação financeira é a grande preocupação em 60% dos consumidores, no mundo. As dificuldades econômicas afetaram vários países. Assim, o consumo está mais consciente e a empresa que se preocupa com a situação do seu consumidor tem mais chance de mantê-lo, em meio a esse turbilhão de ofertas de produtos. Nesse ambiente, as gerações X e Y são aquelas que estão mais preocupadas na manutenção familiar do que no consumo de produtos não são considerados prioritários.
– Habilidades para o futuro – Soft Skill. Dentre as inúmeras habilidades previstas para o profissional do futuro está a de “análise de dados’ ou data driven. Essa habilidade é importante para segmentar clientes, ofertar os produtos sob demanda e, especialmente, otimizar campanhas de marketing.
– Varejo sem atrito. Se tudo ruma para o digital, facilitar a relação do cliente com a loja física é muito importante para simplificar a sua jornada. Para isso, sistemas do tipo pagamento por biometria ou self-checkout é a solução. Essa modalidade já existe em várias empresas nacionais e internacionais e tende a crescer nos próximos dois anos. Reconhecimento facial, impressão digital, reconhecimento por voz estão cada vez mais sofisticados para proteger o consumidor das tentativas de fraudes.
Como vemos algumas dicas já fazem parte do nosso dia a dia e continuarão nos próximos anos, mas certamente, com mais tecnologia embarcada e prezando pela segurança do empresário e do consumidor.
Se a sua empresa ainda não adota nenhuma das técnicas citadas é bom rever sua estratégia, para não perder competitividade.
Comentários